Polêmica: desafio da Alexa coloca garota de 10 anos em risco de vida

Polêmica: desafio da Alexa coloca garota de 10 anos em risco de vida

Os assistentes virtuais que utilizam inteligência virtual em seus inúmeros recursos podem ser um perigo às crianças, como relatou uma mãe cuja assistente Alexa do seu Amazon Echo Dot propôs um desafio letal a sua filha de 10 anos.

A Alexa é o nome da assistente virtual de todos os dispositivos da Amazon, como o Echo, Echo Dot e o Amazon Tap, que incluem recursos úteis para o dia a dia, mas também algumas brincadeiras e desafios.

Geralmente, esses desafios costumam ser verbais, mas, como relatou Kristin Livdahl no Twitter, a Alexa ofereceu um desafio bastante incomum a sua filha de 10 anos.

A criança pediu um desafio à Alexa durante o Natal deste ano e a inteligência artificial da Amazon respondeu o seguinte:

“Este desafio é muito simples. Coloque um carregador de celular pela metade em uma tomada, em seguida use uma moeda para tocar nos pinos expostos”, disse a Alexa conforme a imagem abaixo.

Quando o carregador de celular está plugado na tomada pela metade, se tocarmos os pinos com uma moeda, a ação cria uma pequena explosão e um potencial risco de incêndio.

Desse modo, o desafio da Alexa poderia ter matado a garota de 10 anos e causado problemas ainda maiores.

Este seria o resultado do desafio da Alexa.

Resposta da Amazon sobre desafio da Alexa

Embora a mãe tenha afirmado que a criança não aceitou o desafio, o recurso da Alexa deixou muitos internautas preocupados com as funções de assistentes virtuais.

Geralmente, os assistentes virtuais coletam esses desafios de websites terceirizados, como neste caso, em que a Alexa afirma que “de acordo com o ourcomunnitty.com” para apresentar o desafio.

Isso, portanto, levanta a discussão sobre os riscos à segurança das crianças que os dispositivos que usam inteligência artificial possuem.

Ontem (27), o perfil Amazon Help comentou na postagem de Kristin Livdahl no Twitter, mas apenas a direcionando para um SAC da Amazon.

No entanto, em resposta ao site Indy100, um porta-voz da Amazon disse o seguinte: “A confiança do cliente é o cerne de tudo que fazemos e a Alexa é desenvolvida para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos nossos clientes. Assim que ficamos sabendo deste erro, fizemos uma correção imediata.”

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X