Google Fotos ganha recurso de pasta protegida

Google Fotos ganha recurso de pasta protegida

Fotos podem ser uma ótima forma para guardar momentos especiais, e em algumas ocasiões esses momentos especiais podem ser mais íntimos. Por isso, nada melhor do que um recurso que permite que você possa salvar suas fotos em uma pasta protegida por senha, e é exatamente esse recurso que está chegando ao Google Fotos.

Ele já estava presente no aplicativo, porém apenas nos celulares da linha Pixel, que infelizmente não são vendidos aqui no Brasil. Porém, agora o recurso já começou a ser liberado para todos os usuários que usam o aplicativo para armazenamento de fotos e vídeos na nuvem.

Leia também:

Google anuncia novidades para o Android até o final do ano
Google divulga os melhores apps da Play Store de 2021

Google Fotos começa a receber o recurso como prometido

Google Fotos

A pasta protegida foi anunciada pela empresa em maio de 2021, porém só começou a ser disponibilizada para os aparelhos Pixel em junho desse ano. A própria Google anunciou em setembro que ela não seria exclusiva dos Pixels e que chegaria para outros smartphones também. E a promessa foi cumprida.

O principal objetivo do novo recurso de pasta protegida é justamente garantir uma maior segurança para que os usuários possam guardar documentos como fotos e vídeos que contenham dados sensíveis ou até mesmo que sejam importantes ou simplesmente íntimos.

Essa pasta pode ser protegida com a mesma senha ou padrão que você usa para desbloquear a tela do smartphone, através da biometria com impressão digital ou até mesmo com reconhecimento facial caso o seu smartphone conte com essa tecnologia.

A partir do momento que você cria uma pasta privativa e coloca os documentos nela, não será mais exibida na biblioteca geral do aplicativo e sim em um local separado. Isso ajuda até mesmo a impedir que curiosos saibam que tem uma pasta protegida ali e tentem burlar o acesso.

O aplicativo ensina como usar o recurso

Google Fotos

Para criar uma pasta protegida é fácil, e mesmo quem nunca fez o processo terá a ajuda do próprio aplicativo. Basta abrir a biblioteca, selecionar “Gerenciamento” que fica no topo da tela, rolar até encontrar a opção “Organização”, onde estará o ícone do recurso. A partir daí ele vai te dar instruções no momento que você selecionar “Primeiros Passos”.

Com isso, todo documento, foto ou vídeo que você enviar para essa pasta estará protegido e não poderá ser visto a menos que a pessoa tenha a sua senha. Mas tem um detalhe importante: a pasta não salva esses arquivos na nuvem e sim na memória do seu celular. Isso significa que se você perder o aparelho ou formata-lo, perderá esse conteúdo, então atente-se a isso.

O Google alerta que:

  • O recurso só está disponível no Android 6 e mais recente.
  • As pessoas que têm acesso ao bloqueio de tela do dispositivo podem desbloquear a Pasta trancada.
  • Os itens na sua Pasta trancada que estão salvos no dispositivo não são movidos para outros dispositivos em transferências de dados por cabo ou na nuvem.
  • Se você desinstalar o app Google Fotos ou limpar os dados dele, perderá todos os itens na Pasta trancada. Para salvar esses itens, eles precisam ser movidos da Pasta trancada antes das alterações serem feitas.

Por enquanto o recurso começou a ser liberado aos poucos e já está sendo visto em alguns dispositivos Android, porém a Google prometeu que os aparelhos com o iOS também receberão a novidade até o final do ano. Geralmente a empresa lança essas novidades de forma gradual mesmo, evitando assim que os servidores fiquem sobrecarregados.

Então se ainda não apareceu para você, mantenha o aplicativo atualizado que em breve o recurso estará disponível. Lembrando que o Google Fotos já recebeu algumas outras novidades em comemoração a chegada do final do ano como o recurso de Memórias com fotos de datas comemorativas.

Fonte: androidpolice

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X