Este dispositivo da Asus detecta se frutas e verduras foram lavadas corretamente

Este dispositivo da Asus detecta se frutas e verduras foram lavadas corretamente

Para uma empresa como a Asus, desenvolver um dispositivo que detecta se frutas e verduras foram lavadas corretamente é algo um tanto curioso, para não dizer “absurdo”.

Mas é verdade, na última terça-feira (30/11) a Asus lançou o PureGO PD100, um acessório para cozinha que, ao ser colocado em uma pia cheia de água, consegue determinar se frutas e verduras estão, de fato, limpas e, portanto, apropriadas para o consumo.

Segundo a Asus, o PureGO PD100 é uma solução para trazer aos lares uma tecnologia que garanta a segurança alimentar de nível laboratorial.

Se formos analisar o fato curioso da Asus, uma empresa do ramo de computadores, lançar um dispositivo para uso doméstico, a resposta é fácil.

Nos últimos dois anos, por razões óbvias (pandemia), houve um crescimento evidente nos cuidados higiênicos. Em meados de 2020, era mais que comum ver pessoas higienizando alimentos várias vezes, utilizando até mesmo álcool.

No entanto — além do risco de haver partículas do coronavírus em alimentos —, frutas e vegetais costumam conter bactérias e pesticidas não visíveis, mesmo após a colheita, devido ao uso de agrotóxicos pela indústria alimentícia.

Embora o uso de agrotóxico evite pragas que podem destruir colheitas, o seu lado negativo é o risco de entoxicação potencial em seres humanos.

Portanto, é aí que o PureGo PD100 da Asus entra em cena.

Como o Asus PureGo PD100 detecta a limpeza de frutas e verduras

O funcionamento do PureGo PD100 é bastante simples, graças às tecnologias empregas pela Asus.

Primeiramente, é preciso limpar sujeiras visíveis em frutas e verduras utilizando água. Após isso, basta colocá-las em uma pia com água por dois ou três minutos e, em seguida, coloque o dispositivo na mesma pia.

O dispositivo da Asus mergulha junto das frutas e verduras para detectar elementos tóxicos. Créditos: Asus

Assim, o PD110 fica boiando na superfície da água com um filtro espiral de 28 lâminas para prevenir o influxo de folhas de vegetais, garantindo a precisão da detecção de limpeza.

Em suma, o filtro exclui grandes partículas para fora, mas permite que água suja entre pelo dispositivo e, assim, segundo a Asus, “os algoritmos dinâmicos e a tecnologia inovadora de detecção óptica” reconhece pesticidas e poluentes na água.

Deve-se repetir o processo de limpeza anterior até que um indicador de LED na parte superior do dispositivo fique na cor verde. Isso significa que a qualidade da água está em um nível livre de poluentes.

dispositivo Asus frutas e verduras
LED na cor verde indicando a limpeza dos alimentos. Créditos: Asus

O novo dispositivo da Asus pode ser conectado com um aplicativo específico para smartphones através do Bluetooth, informando os dados de limpeza das frutas, verduras, legumes e outros alimentos usados com o PD100. Confira o vídeo abaixo para entender o processo.

Além disso, pelo aplicativo, é possível compartilhar o seu “histórico de lavagem” em redes sociais.

Nos Estados Unidos, o Asus PureGo 100 custa US$ 200 (R$ 1.135,62), e, de acordo com o site da Asus, detecta 70% dos pesticidas utilizados nos EUA em 2020.

Com essa informação, fica o questionamento: vale a pena comprar o dispositivo ou gastar mais tempo lavando os seus alimentos à mão?

Leia mais sobre novos avanços tecnológicos para auxiliar o ser humano no dia a dia!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X