Citroen Ami, o carro elétrico compacto, pode chegar no Brasil

Citroen Ami, o carro elétrico compacto, pode chegar no Brasil

O Citroen Ami é um carro elétrico que chama a atenção por mais do que isso. O modelo compacto, que é considerado um quadriciclo na Europa, é um sucesso em diversos países, e ao que tudo indica ele poderá chegar ao Brasil em breve.

Diferente de outros modelos que contam com aceleração poderosa e torque imediato, o Citroen Ami é um veículo mais modesto, sendo por isso um dos modelos elétricos mais lentos do mundo. Por isso, na Europa ele não é nem considerado um carro.

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Citroen Ami é um queridinho na Europa

Citroen Ami

Embora isso o tire de campo de interesse para quem quer um modelo potente e veloz, por outro lado faz com que entre em uma categoria bem interessante. Como na Europa ele não é considerado um carro, também não é preciso ter uma carteira de habilitação para dirigi-lo

Por lá basta ter uma licença conhecida como AM, que pode ser dada a pessoas que tenham pelo menos 14 anos. Aqui no Brasil essa idade mínima seria de 16 anos. É uma licença própria para a condução de motocicletas e quadriciclos leves que tenham potência inferior a 50 cm³. É justamente nessa categoria que o Citroen Ami se encaixa.

Ele tem uma bateria de 5,5 kWh, o que garante uma autonomia de 70 quilômetros. Porém a velocidade máxima é de 45 km/h, graças ao moto elétrico de apenas 8cv.

No Brasil, as coisas seriam um pouco diferentes

Citroen Ami

O Citroen Ami é um sucesso de vendas na Europa, principalmente entre os jovens, já que muitos não podem ainda dirigir um carro ou acabam se encantando com o design compacto e elegante do modelo. Outro motivo para o sucesso é o seu valor, que acaba sendo algo em torno de R$ 127 mensais após o pagamento de uma entrada de cerca de R$ 21.800.

Vanessa Castanho, presidente da Citroen para a América Latina, afirmou ao InsiderEVs que pretende fazer o possível para trazer o carro elétrico compacto para o Brasil. “Não tem como a gente não querer ter o Ami na América Latina e aqui no Brasil”, comentou.

Porém, para isso, ainda é preciso ultrapassar algumas barreiras. Ainda não se sabe exatamente como seria taxado o Citroen Ami por aqui, já que não existe esse tipo de licença para motocicletas e quadriciclos. Por isso, provavelmente o modelo seria de fato considerado um carro e teria que vir equipado com airbag duplo, o que acabaria aumentando o custo.

Além disso, é preciso verificar como funcionará a legislação para o carro elétrico por aqui, e esses tipos de coisas podem acabar inviabilizando a sua chegada, infelizmente.

Múltiplas funções para o Citroen Ami em outros países

Citroen Ami

Na Europa o modelo de carro elétrico compacto fez tanto sucesso que já está sendo utilizado para outras funcionalidades por lá. Uma delas é um modelo do veículo próprio para autoescolas, fruto de uma parceria da Citroen com a Sojadis. Esse modelo conta com instalação de pedais de acelerador e de freio para o instrutor no banco do carona.

Citroen Ami

Já na Grécia, em Chalki, uma ilha que fica perto do Mar Egeu, o pequeno carro (ou quadriciclo), já faz parte da frota policial. Ele ganhou uma personalização para servir como meio de transporte durante as rondas tanto da Guarda Costeira quanto da polícia local. Para isso, eles foram locados para as autoridades por 48 meses de forma gratuita.

Fontes: Citroen, InsideEVs, Aquela Máquina

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