Aplicativo Dream usa IA para criar arte a partir de palavras

Por: Larissa Ximenes

Que tal criar uma imagem em questão de segundos apenas escrevendo algumas palavras? Essa é a intenção do novo programa Dream, que utiliza Inteligência Artificial para criar desenhos e pinturas baseadas nas palavras escritas pelo usuário na plataforma ou no aplicativo.

A ideia é que o usuário escreva o que quer ver na imagem, escolha um estilo que mais tem a ver com o que ele deseja e com isso veja a arte sendo formada diante dos seus olhos em poucos segundos. Por enquanto ele ainda está em fase inicial e por isso não apresenta resultados tão complexos e precisos, mas garante diversão.

Leia também:

Fifa já começou a usar Inteligência Artificial no VAR
Robô com inteligência artificial identifica políticos distraídos no celular e contabiliza tempo de tela

Programa com Inteligência Artificial garante imagens bem bonitas

No geral os resultados são bem interessantes, e mesmo que ainda estranhos, acabam se tornando também divertidos. No programa é possível escolher um tipo de estética, então dá para criar imagens com as mesmas palavras, porém com estilos variados. Muitas delas lembram pinturas surrealistas.

A realidade é que a Inteligência Artificial do Dream não é muito avançada, e por isso não consegue colocar exatamente as palavras em um desenho de forma totalmente precisa, porém a intenção aqui vale e muito. Ela consegue ainda assim oferecer desenhos bem bonitos, que com certeza poderia se misturar a obras surrealistas.

Um exemplo foram as criações feitas pelo perfil @Lyraa121 do Twitter. Ele postou algumas imagens que conseguiu com o programa ao misturar palavras com o termo “Knight Armor”, que seria “armadura de guerreiro”. O resultado é bem impressionante e embora não façam tanto sentido, são bem coloridos, vivos e bonitos.

E por falar em Twitter, o Dream já se tornou bastante popular na plataforma com diversas pessoas repostando suas experiências. Durante o uso, todas as imagens formadas são na vertical no formato retrato para serem usadas como papeis de parede e ainda não dá para escolher opções no modo paisagem, por enquanto.

Essa não é a primeira vez que a Inteligência Artificial é usada para a elaboração de artes, porém mostra o quanto elas estão evoluindo nesse aspecto. Alguns modelos de criação baseados em textos já foram usados no passado como foi o caso do DALL-E e o Artbreeder, porém tinham focos distintos. Outro exemplo mais recente foi o GauGAN 2, da Nvidia.

Dream pode ser usado também por artistas

Além de divertir e ser usado como ferramenta para imagens bonitas de papeis de parede, o Dream também pode ser um ótimo aliado para trabalhos de artistas. Algumas pessoas já estão usando a ferramenta para representar teses de doutorados e até mesmo para ajudar na criação de cenários para artes em geral.

Um exemplo foi a ilustradora e escritor Ursula Vernon, que mostrou como o Dream a ajudou com uma pequena história em quadrinhos. Ela compartilhou a arte, que conta com personagens desenhados pela própria artista, porém em planos de fundos gerados pelo programa. A qualidade do trabalho é excelente e se encaixa perfeitamente no que ela pretendia para a história.

O Dream ainda conta com limitações por estar em fase inicial, porém parece ter potencial para evoluir e trazer resultados ainda mais diversos e precisos. Ele é gratuito e foi desenvolvido por uma empresa canadense chamada Wombo. Pode ser usado tanto no navegador pelo site ou baixado para Android e iOS através do aplicativo.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais: