Android 12L é uma versão otimizada para tablets

Android 12L é uma versão otimizada para tablets

Nesta quinta-feira (2) o Google lançou o Android 12L Developer Preview 1. Trata-se de uma versão otimizada para tablets. No momento, ele está disponível para o tablet Lenovo P12 Pro e os usuários já podem instalá-lo.

O sistema operacional Android está em constante mudança e melhoria. A plataforma amadureceu ao longo dos anos para se tornar um dos sistemas operacionais mais dominantes do mundo. Na época do lançamento do Android 12, que é a versão mais recente do robozinho verde, o pessoal do XDA-Developers encontrou uma versão que eles pensavam ser o Android 12.1.

Mas depois eles souberam que se chamaria “Android 12L”, uma versão pensada para as telas maiores dos tablets. A primeira versão beta chega para a linha Pixel em dezembro.

Lenovo P12 Pro
Lenovo P12 Pro é o primeiro tablet com Android 12L

Curiosamente, muito do que o Google planejou para o Android 12L já foi documentado. Nada mais é do que uma atualização focada principalmente em tablets e dispositivos dobráveis de tela grande. A primeira amostra, focada para desenvolvedores, foi lançada em parceria com a Lenovo hoje.

Em seu estado atual não há muito o que possa ser testado em smartphones normais. O Android 12L não faz muito além de ajustar o layout de várias interfaces do sistema para aproveitar as vantagens de displays maiores. Isso significa que você precisará de um tablet para ver esses ajustes de layouts.

Justamente por isso que o changelog do Android 12L Developer Preview 1 é bem curto:

  • A primeira tela grande otimizada para o sistema operacional Android com novas APIs para desenvolvedores de aplicativos fornece uma melhor experiência de uso do aplicativo no modo paisagem, incluindo multitarefa mais intuitiva, otimização da IU do sistema e muito mais.
  • Patch de segurança atualizado para 01/11/2021

Se você é um usuário comum, não há razão real para instalar o Android 12L Developer Preview 1 ainda. Provavelmente haverá bugs e outros problemas, sem mencionar que o processo de instalação em si é bem complicado. Por exemplo, é preciso ter certeza de que o Lenovo P12 Pro é a edição Wi-Fi. Além disso, instalar o Android 12L irá formatar por completo seu dispositivo. Sem falar no número enorme de funções que ainda não são suportadas. Veja a lista:

  • Copiar aplicativos e dados em OOBE;
  • Desbloqueio por impressão digital;
  • Desbloqueio facial;
  • A função relacionada ao sensor TOF foi removida;
  • As funções do touchpad com dois dedos não são suportadas;
  • Deslizar para cima / baixo / esquerda / direita com touchpad com 3 ou 4 dedos não é suportado;
  • A função Miracast não é compatível;
  • Estender a tela via HDMI só é possível forçando o modo de área de trabalho, no menu do desenvolvedor;
  • VPN não foi testado e pode não funcionar corretamente;
  • Dentre outras funções….

É possível reverter a instalação usando a ferramenta de reversão oficial da Lenovo, mas, novamente, isso também apagará os dados do seu dispositivo e requer um sistema operacional Windows para funcionar. O Android 12L Developer Preview 1 está disponível para instalação no site oficial para desenvolvedores da Lenovo.

Fonte: DPP

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X