Seagate lançará HDs com interface PCIe NVMe

Seagate lançará HDs com interface PCIe NVMe

A Seagate é a primeira empresa a demonstrar um HD com interface PCIe NVMe, interface que nos acostumamos com as unidades de estado sólidos, os SSDs. Durante a Open Compute Project Summit, a companhia que lidera o mercado de discos rígidos (43% de market share), mostrou um disco rígido conectado através da interface PCIe.

Assim como os SSDs mais modernos do mercado, este HD faz uso do protocolo NVMe. O objetivo da Seagate com esta implementação é que os data centers possam unificar suas unidades de armazenamento tendo como guia um único protocolo.

Além do NVMe, esta unidade experimental da Seagate também é compatível com SAS e SATA. Compatibilidade que se faz presente na conexão NVMe nativa da unidade, eliminando a necessidade de adaptadores.

O disco rígido NVMe foi demonstrado em um servidor 2U onde doze discos rígidos NVMe de 3,5 polegadas foram conectados a um adaptador PCIe, a primeira versão usando PCIe 3.0 (a versão final deve suportar PCIe 4.0).

“A implementação fornece suporte ao protocolo NVMe integrado no próprio controlador de HDD e não requer bridge. O objetivo é preparar o caminho para uma interface NVMe consolidada e contínua entre HDDs e SSDs”, explica a Seagate em post do seu blog.

Além da unificação buscando um protocolo dominante, a ideia de adotar uma interface mais moderna surge também pela busca de mais largura de banda, resguardando o futuro.

Atualmente, os discos rígidos não batem no limite nem do PCIe 3.0, mas os futuros HDs, com multi- atuadores, prometem ser bem mais velozes, exigindo mais das interfaces disponíveis. Com o NVMe, o mercado de HDs acrescenta mais uma opção no hall de interfaces, junto com o SATA (6 Gbps) e SAS (12 GBps).

HD com multi atuadores

 


Este ano a Seagate demonstrou mais um avanço em relação aos seus esforços por refinar a tecnologia dos HDs com multi atuadores (o atuador é o braço que movimenta a cabeça de leitura e gravação).

Em 2018, a empresa já tinha demonstrado um HD com esta característica, o seu funcionamento com dois atuadores. Este primeiro modelo atingia uma velocidade de gravação de 480 MB/s. Com o novo Exos 2X14, revelado em maio, a taxa de transferência foi elevada para 524 MB/s.

Exos 2X14

Este modelo, que ocupa atualmente o posto de HD mais rápido do mundo, tem 14 TB de capacidade e duas unidades de 7 TB cada, montadas em um chassi selado com hélio.

Em relação à capacidade, a Seagate já está apostando em HDs com 20 TB, mas esse é apenas a ponta do iceberg do roadmap da companhia. Com a tecnologia de gravação magnética assistida por calor (HAMR), e empresa promete HDs de 30 TB entre 2023 e 2024, 50 TB em 2026, e o grande objetivo fica para 2030: HDs com 100 TB de capacidade.

HD NVMe chega em 2022

A Seagate fala que as primeiras amostras deste HD PCIe NVMe estará disponível para clientes selecionados a partir de setembro de 2022. A versão comercial deste disco chegará apenas em meados de 2024.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X