Novo buscador You.com chega para competir com o Google

Novo buscador You.com chega para competir com o Google

O buscador do Google sempre garantiu um grande domínio na internet, sendo o mais usado no mundo inteiro e tornando-se até um sinônimo de pesquisa na rede. Porém um novo buscador está chegando e pretende dar trabalho para o gigante das buscas, o You.com.

O mercado de buscadores já não vê algo novo há algum tempo e é justamente isso que o You.com pretende trazer: novidades. A plataforma traz uma nova forma de pesquisa e de resultados, além de garantir mais privacidade para o usuário, tornando-se assim uma possível concorrente para o Google na categoria.

Leia também:

Google pagará quase US$ 15 bi à Apple para se manter como buscador padrão do iPhone, iPad e Mac
Top 5: melhores alternativas ao buscador do Google

Uma forma diferente de mostrar resultados

A plataforma You.com foi criada por um ex-funcionário da Salesforce e já chega com uma diferença bem notável: seus resultados das pesquisas são exibidos em cartões e só dessa forma. Isso quer dizer que não conta com aquela lista de endereços de sites que os usuários estão acostumados nos outros buscadores.

Os blocos destacam as páginas e artigos que são relacionados com os resultados da busca e até mesmo separa os resultados em categorias como resultados da web, twitter, linkedin, instagram, vídeos, entre outros.

You.com

Por enquanto ele está ainda em período experimental (beta), então ainda vai ganhar mais melhorias com o passar do tempo, porém já dá para testar e ter uma ideia do que vem por aí ao acessar a página www.you.com.

Com esse novo modelo de resultados em cartões, ele busca trazer um novo ar para as pesquisas na internet, se afastando um pouco dos modelos tradicionais. Em relação ao motor de buscas, ele é o mesmo do Bing, o buscador da Microsoft, porém conta com algumas mudanças.

You.com

A principal delas é que os resultados das pesquisas são puxados principalmente de publicações em redes sociais, além de vídeos no Youtube, e por isso essa divisão de categorias.

O interessante é que os usuários podem dar feedbacks sobre suas experiências com o buscador e sobre o conteúdo encontrado nele, o que ajuda bastante com que a plataforma possa refinar melhor os resultados das próximas pesquisas de acordo com essas respostas.

Por enquanto é possível ver que a plataforma está em seus primeiros passos, principalmente no conteúdo de pesquisa online. Um exemplo disso é que ele não oferece cartões de respostas rápidas baseadas em sites já bem populares e conhecidos como, por exemplo, o Wikipédia.

You.com garante mais privacidade para o usuário

Um dos destaques do You.com é que a plataforma promete mais privacidade e garante que não vende dados dos usuários. Usando o modo básico, ela é capaz de manter os dados do usuário anônimos antes de processá-los. Dessa forma não há anúncios atrapalhando a experiência.

O site também conta com um modo privado, que não guarda nenhum tipo de informação sobre as pesquisas feitas. O You.com atualmente já pode ser adotado como mecanismo de busca padrão nos navegadores para quem tiver interessado. Ele funciona tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis, além de ser bastante intuitivo.

You.com

Em telas maiores, essa apresentação em cartões se torna bem interessante. Porém para o uso em smartphones, com telas menores, a navegação pode parecer um pouco estranha inicialmente, então é preciso de um tempo para acostumar com a interface e agilizar o processo.

Mesmo estando em fase de desenvolvimento, o You.com já oferece resultados bem satisfatórios. Realizando uma busca pelo hardware.com.br, por exemplo, ele oferece acesso rápido para o próprio site além de acesso também para redes sociais como facebook, instagram e twitter.

Porém, pesquisas um pouco mais profundas e específicas ainda contam com poucos resultados, sendo o resto de artigos e postagens que não tem muito a ver com o assunto. Claro que tudo isso vai melhorando com o tempo e essa melhora será essencial para que possamos saber se o You.com será, de fato, um competidor a altura do gigante das buscas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X