Microsoft e Qualcomm lançam mini PC ARM

Microsoft e Qualcomm lançam mini PC ARM

Os aplicativos baseados em arquitetura ARM para Windows farão parte do futuro, principalmente com a chegada do Windows 11. E, para estimular ainda mais o desenvolvimento deles, a Microsoft e a Qualcomm fizeram uma parceria pra lançar um mini PC ARM nesse intuito.

É o kit de desenvolvimento ECS Liva Mini Box QC710 Desktop, mini PC que chega com chip Snapdragon e tem um preço bastante acessível, de US$219, e é vendido pela própria Microsoft.

Leia também:

Surface Pro 8 tem portas Thunderbolt 4 e tela de 120 Hz
Mac Mini está de volta, Apple revela versão mais poderosa já feita do seu computador compacto

Mini PC é compacto e modesto

Mini PC

O mini PC ARM QC710 vem com o Snapdragon 7C Compute SC7180 de primeira geração da Qualcomm (ou seja, não é o de segunda geração que foi anunciado no começo desse ano). Ele tem 4 GB de memória RAM e 64 GB de memória de armazenamento. Além disso, conta com onexões USB 2.0 Type-A, HDMI, USB3.2, Gen 1 Type -A, USB Type-C e um slot para cartões microSD.

Em relação ao sistema operacional, ele foi lançado com o Windows 10 Home de 64 bits, porém o Windows 11 já foi listado na página do produto, revelando que o aparelho tem total compatibilidade com os requerimentos mínimos para a instalação da mais nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Isso significa que o mini PC não é um computador de ultima geração e nem muito poderoso, então ele não chega para substituir nenhum já existente. Até porque hoje em dia os outros dispositivos baseados em ARM são mais populares e mais caros, como é o caso do Surface Pro X ou até mesmo do Mac Mini.

Objetivo é encorajar desenvolvedores

O grande objetivo do lançamento do ECS Liva Mini Box QC710 Desktop é justamente oferecer uma opção mais acessível e compacta para desenvolvedores. Com isso, a Microsoft e a Qualcomm esperam estimular mais profissionais a criarem aplicativos Windows-on-Arm, e por isso criaram um mini PC barato, mas efetivo para essa finalidade.

O fato de ele ser bem compacto também ajuda, tendo dimensões de apenas 12 x 17 x 3 cm e pesando apenas 200 gramas, ele pode ser transportado com facilidade até mesmo no bolso de uma calça. Os desenvolvedores poderão leva-lo de casa para o trabalho sempre que precisar e de forma fácil e prática.

No momento existem poucos aparelhos baseados em ARM rodando o Windows no mercado, como o Duet 5 Chromebook e o próprio Galaxy Book Go. Isso acontece porque muitos aplicativos ainda não são compatíveis com a nova infraestrutura, então os consumidores acabam não vendo tanta vantagem neles.

Fonte: techradar

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X