Mediatek provoca Qualcomm por causa de superaquecimento de chips

Mediatek provoca Qualcomm por causa de superaquecimento de chips

O mercado de chips está sempre em renovação, todos os anos empresas como Mediatek e Qualcomm lançam novidades com opções cada vez mais avançadas, principalmente para smartphones. As duas empresas são concorrentes diretas nesse mercado e, como qualquer concorrência, sempre existe aquela velha rivalidade.

Por isso, é muito comum que quando uma empresa acaba “pisando na bola” de alguma forma, a outra aproveite isso para provocar um pouco e desestabilizar, como qualquer competição. É o que a Mediatek fez com a Qualcomm em relação aos críticas sobre superaquecimento em seus chips.

Leia também:

Samsung investirá US$ 17 bilhões em uma nova fábrica de chips no Texas
Sucessor do Snapdragon 888 deverá se chamar Snapdragon 8 Gen 1

Mediatek apresenta novo chip com eficiência em consumo de energia

Mediatek

A Meditek anunciou há pouco tempo seu mais novo chip Dimensity 9000, que promete ser um marco para a empresa. Ele é o próximo chip top de linha da fabricante taiwanesa e utiliza processo de 4 nm. Dessa forma, a Mediatek pretende superar os modelos da concorrente Qualcomm e, claro, não ter nenhum problema de superaquecimento.

Kevin Keating, diretor global de Relações Públicas da MediaTek, deu uma entrevista para o Android Authority para falar mais um pouco sobre a novidade e aproveitou a ocasião para dar uma cutucada na adversária.

“Há apenas uma empresa com problema de aquecimento no momento, mas não somos nós. O concorrente gosta de espalhar esse rumor sobre a MediaTek, mas não tivemos essa adversidade”

O executivo se mostrou bastante confiante com os resultados do Dimensity 9000 e acredita que muitas fabricantes vão começar a entender o motivo do seu chip estar se destacando. Entre as vantagens do novo Dimensity 9000, Kevin ressaltou que ele garante a melhor eficiência em consumo de energia, principalmente para smartphones que são top de linha.

Esse é um dos pontos que fazem com que o executivo afirme que o chip seja mais poderoso e superior ao seu principal rival, o Snpadragon 8 Gen 1.

Mediatek

Samsung de olho no Dimensity 9000

Kevin parece ter ainda mais motivos para se mostrar tão otimista. De acordo com um leaker chamado Ice Universe, várias fabricantes já mostraram interesse em testar o novo Dimensity 9000, inclusive a Samsung. A empresa sul coreana estaria testando o chip para utilizar em alguns dos seus smartphones, mais provavelmente os tops de linha da família Galaxy.

Porém, a empresa já afirmou que o próximo Galaxy S22 será lançado com os chips Exynos da própria fabricante, e o Snapdragon da Qualcomm. Isso significa que se a Samsung for mesmo usar o Dimensity 9000, isso só acontecerá nos aparelhos que serão lançados no segundo semestre de 2022.

Dimensity 9000

E, de acordo com os rumores, isso pode mesmo acontecer. Eles indicam que a Samsung realmente gostou do que viu e aprovou o novo chip da Mediatek, principalmente por causa da sua capacidade de controle de energia. Até porque essa é a principal reclamação em relação aos novos chips tops de linha mais recentes, incluindo o Snapdragon 888 da Qualcomm.

Isso significa que os chip da Mediatek pode realmente apresentar uma vantagem importante e virar o jogo nessa competição para 2022, já que controle de aquecimento é um ponto bastante importante e que pode ser crítico na escolha de fabricantes e até consumidores.

A Samsung sai na vantagem porque agora conta com 3 opções de processadores tops de linha a sua disposição. Além dos modelos mas avançados da Mediatek e da Qualcomm, a fabricante também tem a sua própria linha de processadores, o Exynos, que também ganha renovações e melhorias a cada ano, resultado de uma parceria entre a Samsung e a AMD.

Fonte: Android Authority, Gizchina 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X