IA da Microsoft reconstruiu algumas das principais obras da Grécia Antiga

IA da Microsoft reconstruiu algumas das principais obras da Grécia Antiga

A Microsoft, em parceria com o Ministério de Cultura e Esporte da Grécia, está oferecendo uma viagem virtual incrível para a antiga Olímpia, berço do nascimento das Olimpíadas. A empresa utiliza elementos de Inteligência Artificial para promover um passeio em uma excursão imersiva a locais da época.

Leia também:

Robô com inteligência artificial identifica políticos distraídos no celular e contabiliza tempo de tela
Microsoft adquire Nuance, empresa de inteligência artificial

Um passeio no passado da Grécia Antiga

Grécia Antiga

O programa conta com a tecnologia de realidade aumentada e para que ele fosse criado, a Microsoft contou com o apoio do ministério da cultura grego para conseguir mapear e construir todas as representações visuais de Olímpia naquele período de tempo, datado de quase 1.000 anos atrás.

Foi ali que os primeiros jogos olímpicos foram hospedados, na Grécia antiga, e que serviu de inspiração para a tradição de Olimpíadas que se mantém até hoje. No vídeo de apresentação do projeto, o presidente da Microsoft Brad Smith, avaliou que seria “Um marco que nos ajudou a reunir tecnologia, cultura e história para que possamos preservá-la.”

É possível fazer a visita tanto de forma remota através de do site oficial ou do aplicativo para smartphone, quanto de forma pessoal vendo recriações virtuais dos templos e das áreas de competição enquanto caminha pelo local que hoje em dia está em ruínas.

No Museu Olímpico de Atenas, os visitantes podem ainda utilizar o HoloLens, headset de realidade mista da Microsoft, para ver ainda mais detalhes, garantindo uma sobreposição de informações reais e virtuais. Dá para ver estátuas banhadas a ouro ou até mesmo conhecer locais como a oficina do famoso escultor Fídias.

O projeto já está sendo aproveitado para aulas e conhecimento, e vários alunos da oitava série de uma escola local tiveram a chance de conhecer todo o espaço e monumentos que ganharam vida em seus smartphones enquanto percorriam cada parte do lugar.

A Microsoft iniciou esse projeto há 18 meses, onde começou a estudar toda a Olímpia com drones e sensores e, em seguida, fechar a parceria com o governo grego. Essa parceria resultou na construção de 3 grandes centros de dados em Atenas e um investimento de até US$1 bilhão.

E, claro, não deixa de fazer parte do tão atual Metaverso, um conceito que está cada vez mais em alta onde a realidade virtual se mistura com a real em diversos aspectos.

Fonte: Microsoft

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X