Grupo hacker pode estar próximo de desbloquear o PS5

Grupo hacker pode estar próximo de desbloquear o PS5

Neste domingo (7) o grupo hacker Fail0verflow anunciou no Twitter que o desbloqueio do PlayStation 5 está bem próximo. Eles postaram um print na rede social mostrando as root keys (chaves raiz) do console da Sony. Essas chaves servem para remover as proteções de criptografia de algumas partes do sistema do videogame.

É importante ressaltar que o PlayStation 5 ainda não foi desbloqueado. Mas acessar as chaves raiz é um passo importante para isso. Obviamente que o grupo não revelou como teve acesso às chaves e também não disse se vai compartilhar o método com outros grupos. Mas é bem provável que não.

No tweet abaixo você pode ver a referida captura de tela que supostamente são das root keys do PlayStation 5. No tweet eles dizem: “Nós conseguimos todas as chaves raiz (simétricas) do PS5. Todas elas podem ser adquiridas por software, incluindo as chaves exclusivas de cada console, se você procurar bastante!”.

https://twitter.com/fail0verflow/status/1457499576676634625?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1457526453105569793%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es3_&ref_url=https%3A%2F%2Ftecnoblog.net%2F529950%2Fps5-tem-sistema-invadido-por-hackers-que-desbloquearam-ps3-e-ps4%2F

Em outras palavras, se o acesso às chaves raiz se deu por software, isso significa que há uma brecha de segurança no console. Em um outro tweet, o grupo Fail0verflow afirmou que consertar essa falha de segurança não vai ser fácil para a Sony. A companhia japonesa, por sua vez, ainda não fez nenhum tipo de pronunciamento sobre o assunto. Portanto, não sabemos se essa afirmação é verdadeira ou não.

Mas não podemos duvidar. O Fail0verflow é um grupo hacker já conhecido por desbloquear consoles de videogame. Por exemplo, em 2011 eles invadiram o Playstation 3 por completo, adquirindo controle total sobre as funções do sistema. Além disso, eles já hackearam o Playstation 4 e o Nintendo Switch. No videogame portátil da Nintendo eles rodaram vários sistemas customizados, incluindo o Linux.

Além do referido grupo hacker Fail0verflow, existem outras pessoas e grupos trabalhando arduamente para desbloquear o PS5. Um deles trabalha como engenheiro de segurança do Google. Seu nome é Andy Nguyen. Ele disse que conseguiu acessar as configurações de “debug” do Playstation. Essas informações só são acessíveis pelos desenvolvedores. No entanto, Andy não irá compartilhar seus métodos com outros grupos e pessoas interessadas.

Apesar de ainda não ter sido desbloqueado por completo, se a Sony não se movimentar para consertar essas brechas de segurança, é apenas uma questão de tempo para o Playstation 5 ser desbloqueado.

Fontes: Eurogamer e GamesRadar

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X