Entusiasta consegue fazer com que os Joy-Cons do Switch funcionem com um Game Boy Advance

Entusiasta consegue fazer com que os Joy-Cons do Switch funcionem com um Game Boy Advance

O Nintendo Game Boy Advance SP (ou GBA SP) já tem quase 20 anos desde o seu lançamento e mesmo que não seja o console portátil mais popular dos últimos tempos, ainda conta com diversos fãs. Ele se tornou destaque nos últimos dias quando o pessoal do Macho Nacho Productions conseguiu uma façanha bem interessante.

A ideia foi fazer com que o Game Boy Advance funcionasse como um Switch de 16-Bit incluindo o uso dos Joy-Con para controlar os jogos e até mesmo oferecendo a opção de suporte para jogar pela TV. E, bem, eles conseguiram.

Leia também:

Nintendo Switch Lite chega ao Brasil
Aleluia: Nintendo Switch finalmente recebe suporte aos fones Bluetooth

Game Boy Advance funciona como um Switch de 16-Bits

Game Boy Advance

O pessoal do Macho Nacho Productions já tinha sido responsável por trazer algumas melhorias bem legais para o Game Boy Advance como um kit de melhorias, bateria maior, recarga sem fio, entrada para fone de ouvido e até mesmo suporte bluetooth para transmissão de áudio wireless.

Essas ideias são bem vindas e trazem mais modernidade para um console clássico. Porém e o contrário? E quanto a pegar um aparelho moderno e muda-lo transformando um console 3D de alta definição em um retro com gráficos em 16-Bits? O verdadeiro Game Boy Advance Switch.

Já existem kits de melhoria que garante que o GBA SP tenham uma porta para saída de vídeo e com isso possa ser conectado a uma TV para que o usuário possa curtir os jogos em uma tela maior. Tito, do Macho Nacho Productions usou essa vantagem como pontapé inicial da ideia em parceria com Kyle Brinkerhoff. Eles desenvolveram um novo equipamento com uma impressora 3D que oferecia o suporte para encaixar os Joy-Cons nas laterais do Game Boy Advance. Além disso, eles também adicionaram uma bateria maior, de 2.000 mAh para poder garantir energia para os componentes adicionais.

Game Boy Advance

Ele ficou com um tamanho um pouco maior por causa das modificações estéticas para encaixar os controles, porém também pode ser colocado no dock do Switch para ser transmitido para a televisão. Brinkerhoff inclusive já postou no GitHub todos os arquivos necessários para qualquer pessoa que queira fazer os upgrades, incluindo um link para comprar as modificações físicas.

Claro que o Game Boy Advance não vai rodar de forma tão suave quanto o Nintendo Switch real. A conexão sem fio com os controles Joy-Cons é um processo mais lento já que envolve conectar com um Raspberry Pi para um computador e rodar o código customizado. E isso acontece toda vez que o GBA SP é ligado.

Em resumo, o processo é um tanto mais complicado do que parece e não tão suave quanto poderia ser. O melhor mesmo é que a Nintendo eventualmente começasse a adicionar os jogos do GBA na lista de títulos retrô compatíveis com o Switch, unindo assim o útil ao agradável.

Fonte: Macho Nacho Productions

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X