Acordo entre Microsoft e Qualcomm não permite rodar o Windows em Macs M1

Acordo entre Microsoft e Qualcomm não permite rodar o Windows em Macs M1

Um suposto acordo de exclusividade entre a Microsoft e a Qualcomm é motivo pelo qual o Windows não aparece em sistemas com chipsets baseados em arquitetura ARM de outros fabricantes, como o M1, da Apple, fabricado pela TSMC.

Leia também: Aquisição da ARM pela Nvidia ganha maior prazo de análise pela União Europeia

Segundo fontes do site XDA-Developers, o acordo foi firmado em 2016, salientando que a Qualcomm teria exclusividade em chips baseados em arquitetura ARM para sistemas com Windows.

Para reforçar a tese, em 2016, a dupla Microsoft e Qualcomm lançou os primeiros chips baseados na arquitetura ARM em notebooks com Windows.

Além disso, desde 2017, os notebooks com sistema Windows, como o Microsoft Surface Pro X, foram fabricados exclusivamente os chipsets da Qualcomm.

Qualcomm Microsoft
O Microsoft Surface Pro X. Créditos: Microsoft

A vantagem dessa parceria para a Qualcomm é desenvolver todos os chips para o Windows em sistemas ARM por alguns anos. Para a Microsoft, a vantagem é uma nova chance de criar um ecossistema para uma versão do Windows baseada em ARM após várias tentativas.

Entretanto, o acordo de exclusividade, com o passar do tempo, pode afetar o desempenho dos notebooks devido à falta de concorrência.

Fim do acordo entre Qualcomm e Microsoft pode ocorrer em breve

O site XDA-Developers revelou, nesta semana, que o acordo entre a Microsoft e a Qualcomm se expira em breve. O site não especificou exatamente quando o acordo chegará ao fim, mas essa possibilidade pode ampliar o número de fabricantes de chips baseados em ARM com suporte ao Windows.

Chips de empresas como Samsung, Mediatek e, até mesmo, a Apple, pois o M1 é baseado em arquitetura ARM, poderiam, eventualmente, chegar ao Windows.

Por falar em MediaTek, na semana passada, o CEO da fabricante de chips baseados em ARM, Rick Tsai anunciou que a empresa, “certamente”, pretende rodar Windows em seus chips. 

Além disso, a MediaTek deixou claro que os fornecedores de chips ARM acreditam, absolutamente, em uma ruptura na parceria ‘Wintel’ (Windows + Intel), assim como ocorreu com a Apple com o lançamento do M1.

Leia mais: Parceria entre Microsoft e Samsung pode colocar Intel em maus lençóis

Isso porque, segundo o XDA, esses fornecedores acreditam que a transição para chips ARM não irá apenas acontecer, mas será, sim, inevitável.

Fonte: XDA-Developers

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X