Samsung inicia produção em massa de memórias DDR5

Por: Felipe Alencar

As novas memórias RAM DDR5 estão ganhando cada vez mais destaque já que prometem aos poucos substituir as DDR4 no mercado. Uma das grandes fabricantes de memória RAM é a Samsung, e por isso a empresa sai na frente, anunciando que começará a produção em massa de memórias DDR5 com 14 nanômetros, baseada na tecnologia EUV, e voltadas para computação de alto desempenho (HPC) e IA.

Leia também:

Corsair mostra as novas memórias DDR5 Vengeance
Memórias DDR5 devem chegar ao mercado 30% mais caras que as DDR4

Samsung promete memória DDR5 com alta velocidade

As novas memórias prometem o dobro de desempenho atualmente encontrada nas memórias DDR4 atuais e, com isso, a Samsung espera que o novo processo de produção ajude a empresa a atingir velocidades inéditas no mundo da memória.

Atualmente as memórias DDR4 podem chegar a cerca de 3.2Gbps, e com as novas memórias DDR5, essa velocidade poderá aumentar para cerca de 7.2 Gbps.

Mas a velocidade não é a única vantagem do novo modelo. Os chips DDR5 da Samsung também permitirão um aumento na capacidade total dos sistemas, que atualmente são de mais ou menos 512 a 1 TB, e que passará para médias de 768 GB até 1,5 TB. O processo de 14nm EUV garante até 20% a mais de eficiência energética e também 20% de aproveitamento do wafer na produção dos chips.

Jooyoung Lee, o vice-presidente sênior e chefe de produtos e tecnologia DRAM da Samsung Electronics, afirmou que:

“O novo processo EUV de cinco camadas da Samsung permite a maior densidade de bits DRAM da indústria, aumentando a produtividade em aproximadamente 20% (por wafer). Lideramos o mercado de DRAM há quase três décadas, sendo pioneiros em inovações de tecnologia de padronização-chave.”

A Samsung dá um grande salto, na esperança de ser a pioneira nesse mercado que terá uma demanda ainda maior no futuro, tanto para smartphones e computadores quanto para a internet das coisas e 5G.

Vale lembrar o que anúncio da Samsung é mais voltado para o mercado corporativo, já que foca em computação de alto desempenho. Porém, as memórias DDR5 também começam a conversar com o consumidor casual, já que em breve começarão a surgir opções para produtos mais básicos.

A própria Samsung já afirmou que pretende lançar produtos nessa área, porém ainda sem anúncios. Isso porque o custo inicial desses produtos será bem elevado, e a fabricante precisará encontrar uma forma que eles sejam condizentes.

Fonte: Samsung

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: