Overclockers conseguem fazer memória DDR5 funcionar a 8118 MHz

Overclockers conseguem fazer memória DDR5 funcionar a 8118 MHz

A taiwanesa ADATA assumiu o posto da empresa responsável pelo módulo de memória RAM com o melhor rendimento em overclock. Os overclockers da equipe do XPG Overclocking Lab (XOCL) conseguiram estabelecer 8118 MHz. Com um adicional interessante, o teste foi conduzido com módulos de memória DDR5, plataforma que ainda não está disponível oficialmente para o grande público.

O teste foi conduzido com pelas novas memórias da Adata que fazem parte de sua linha XPG. Esses módulos DDR5, modelo XPG Caster, operam, por padrão, com uma frequência de 6800 MHz (com tensão de 1,35V e CL46). Frequência que entra em ação com a ativação do primeiro perfil XMP disponível nesta memória. O segundo perfil XMP disponível é de 5200 MHz (com tensão de 1,25V e CL38). Sem nenhum perfil XMP ativado a memória da Adata opera a 4800 MHz, frequência base que veremos em memórias DDR5 no mercado.

Foram utilizados dois kits no teste. No primeiro kit os módulos operaram a 8118 MHz (CL50-50-160-210-2T). No segundo kit a frequência alcançada foi de 8104 MHz (CL52-52-52-96-148-2T). Foram utilizados dois módulos, cada um com 8 GB, totalizando 16 GB na configuração.  A voltagem utilizada não foi revelada.

Você também deve ler!

Memórias DDR5 devem chegar ao mercado 30% mais caras que as DDR4

Produção em massa das memórias DDR5 já começou

O restante da configuração utilizada no teste não foi detalhado. No entanto, em relação ao processador, os overclockers da Adata utilizaram uma CPU Intel de 12ª geração (Alder Lake-S), primeira família de chips da Intel compatível com DDR5. O lançamento dessa família de processadores deve acontecer em novembro.

A Intel esta bem otimista com essa nova linha de processadores. Recentemente o CEO da companhia, Pat Gelsinger, destacou, em entrevista ao portal CRN, que com o nível de desempenho e eficiência energética dos chips Alder Lake, a Intel conseguirá competir em ambos os aspectos. O executivo também enfatizou que com o lançamento dos processadores Alder Lake a Intel retoma sua posição de “líder inquestionável”.

Adata DDR5

A Adata já confirmou, durante sua participação no Xtreme Innovation Fest, realizado no mês passado, que lançará kits de memória DDR5 com até 32 GB GB de capacidade por módulo e 64 GB em kits ainda este ano.

No caso da linha Caster, os módulos serão divididos entre modelos com e sem suporte a iluminação RGB no dissipador. A companhia também espera que esses módulos alcancem até 12.600 MHz.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X