Escolas do Reino Unido usarão reconhecimento facial para pagamento do almoço

Escolas do Reino Unido usarão reconhecimento facial para pagamento do almoço

A tecnologia está presente no dia a dia para facilitar, e o Reino Unido pretende também aproveitar essa facilidade em diversos locais. Por isso, o recurso de reconhecimento facial será em breve aproveitado em algumas escolas para facilitar na hora da distribuição do almoço para os alunos.

Leia também:

Polícia Federal adquire sistema que vai armazenar dados de biometria de mais de 50 milhões de brasileiros
WhatsApp Web e desktop irá pedir verificação biométrica

Escolas garantem aprovação dos pais em relação ao reconhecimento facial

reconhecimento facial

A iniciativa também foi tomada levando em consideração o atual cenário de pandemia. Segundo o Financial Times, 9 escolas do Reino Unido começarão a aceitar pagamento pelo almoço através de reconhecimento facial dos alunos. Além de facilitar o processo, que é o objetivo principal, também será fundamental para minimizar ao máximo a manipulação de dinheiro.

Isso porque pode ajudar a acelerar o processo de distribuição de comida para as crianças, visto que na maioria das vezes esse tempo é de apenas 25 minutos. Algumas dessas escolas já estavam utilizando escaneamento através de impressão digital, o que ajuda bastante nessa mudança, já que só precisará mudar a tecnologia de biometria usada.

Além disso, eles afirmam que reconhecimento facial é o mais seguro, já que impede fraudes e até mesmo uso de senhas roubadas. Uma das escolas já anunciou que mais de 97% dos pais consentiram com a mudança.

reconhecimento facial

Porém nem todos pensam assim. O Big Brother Watch e o Commissionar Biometrics da Inglaterra ainda afirmam que reconhecimento facial é arbitrário. Existe um consenso entre eles de que as escolas normalizem o escaneamento facial e afetem a privacidade dos estudantes. Ou seja, se você cresce acostumado a esse tipo de tecnologia, não vai se importar quando ela começar a aparecer em outros locais como aeroportos ou shows.

Por causa da grande oposição à tecnologia, é muito improvável que essa ideia siga adiante e seja implementada em outros países como os Estados Unidos. Porém, as escolas no Reino Unido que vão seguir em frente com a ideia serão, de uma forma ou de outra, uma base para avaliar a viabilidade da tecnologia e suas armadilhas no mundo real.

Fonte: engadget

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X