CPUs Intel de 12ª geração (Alder Lake) serão anunciados no dia 27 de outubro, indica vazamento

CPUs Intel de 12ª geração (Alder Lake) serão anunciados no dia 27 de outubro, indica vazamento

De acordo com informações obtidas pelo site WCCFTech, os aguardados processadores Intel de 12ª geração (Alder Lake) serão anunciados no dia 27 de outubro e o lançamento esta programado para o dia 4 de novembro, mesma data em que cai os embargos de review.

Evidentemente que, além dos processadores, o lançamento também marca a chegada das novas placas-mãe compatíveis com esses chips, baseadas no chipset Z690.

De acordo com o documento do vazamento, serão apresentados nessa primeira leva 6 processadores. Modelos com o sufixo K (indicação de processadores com multiplicador desbloqueado para overclock) e KF (indicação de processadores sem vídeo integrado). 

A lista de processadores seria a seguinte:

  • Core i9-12900K;
  • Core i9-12900KF;
  • Core i7-12700K;
  • Core i7-12700KF;
  • Core i5-12600K;
  • Core i5-12600KF.

Lembrando que esses são os processadores voltados para desktop, Alder Lake-S, a família de chips da 12ª geração Intel também terá suas opções para o segmento mobile. A Intel já confirmou que os chips Alder Lake Mobile (Alder Lake-P) terão até 14 núcleos, numa distribuição entre cores de alta performance e de eficiência energética. Padrão heterogêneo que é bem usual no mercado de processadores mobile.

Essa distribuição também será empregada nos chips para deskop. Na imagem abaixo vemos uma representação do Alder Lake. A indicação que o processador tem até 16 núcleos físicos, divididos entre 8 núcleos de alta performance e 8 núcleos de eficiência energética.

Intel Alder Lake, e sua arquitetura híbrida

Em agosto, a Intel realizou o Architecture Day 2021 e apresentou diversos aspectos importantes sobre a 12ª geração de processadores. Os chips Alder Lake terão núcleos de alto desempenho e também núcleos econômicos que são capazes de dar conta de tarefas mais simples de forma satisfatória. A estratégia lembra bastante a tecnologia big.LITTLE que está presente nos processadores com a arquitetura ARM.

Dessa forma, as tarefas que são mais exigentes são processadas pelos núcleos com mais potência, enquanto as tarefas mais simples são processadas pelos núcleos econômicos.

Esse tipo de abordagem foi utilizada nos chips Lakefield da Intel, usados no notebook Galaxy Book S da Samsung. Porém, nesse caso, são 4 núcleos econômicos e apenas 1 de alto desempenho, então a performance não é exatamente das melhores. A Intel optou por encerrar a produção dos chips Lakefield.

A Intel vai combinar núcleos Efficient que são mais econômicos e que tem 40% mais desempenho em relação ao SkyLake, e os núcleos Performance que tem 19% mais de desempenho com os núcleos Cypress Cove dos processadores Intel Core de 11ª geração.

Processador Alder Lake

Os processadores Intel de 12ª geração também terão suporte aos módulos de memória DDR5 e ao PCI-Express 5.0. O CEO, Pat Gelsinger, da Intel esta bastante otimista com essa nova família de processadores.

Em entrevista ao portal CRN, o executivo afirma que os processadores Alder Lake e do Sapphire Rapids, nova geração dos processadores Xeon, cujo lançamento será no ano que vem, podem impulsionar o crescimento da Intel. “Com o nível de desempenho e eficiência energética que temos no Alder Lake, a Intel conseguirá competir em ambos os aspectos, ao contrário da AMD”, afirma o CEO.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X