WhatsApp testa função que mostra empresas próximas à localização do usuário

Por: Felipe Alencar

O WhatsApp começou a testar um novo recurso bem interessante que permite que o usuário possa ter acesso a serviços próximos a sua geolocalização. A função chega como uma guia de negócios dentro do aplicativo e funciona mais ou menos como o recurso do Google Maps.

O projeto piloto da novidade foi anunciado nesta semana e aqui no Brasil ele começará a ser testado na cidade de São Paulo.

Leia também:

WhatsApp: criptografia ponta a ponta, agora também para backups
WhatsApp testa uma nova função para transcrever mensagens de voz

Encontrando serviços próximos no WhatsApp

A funcionalidade é bem simples e direta. O mensageiro terá acesso a sua localização e te mostrará serviços próximos de onde você está. É possível procurar por serviços específicos e pode ser útil principalmente em viagens ou quando se está em um local novo.

Durante o período de testes, apenas empresas que ficam no centro expandido de São Paulo poderão se cadastrar, porém os usuários de toda parte da cidade poderão testar o serviço. Inicialmente ele só está liberado para a versão beta do WhatsApp e em smartphones com sistema operacional Android.

Com o tempo a funcionalidade começará a chegar para mais pessoas, se expandindo para todos os negócios da cidade de São Paulo. A empresa, entretanto, não especificou nenhuma data para que isso acontecesse.

Utilizando o novo serviço no WhatsApp

A nova ferramenta pode ser acessada clicando em “Contatos” no próprio mensageiro. Depois, é preciso acessar o menu “Empresas perto de você” e conferir o catálogo. Ele estará dividido em categorias de serviços como por exemplo restaurantes, vestuário, serviços automotivos, entre outros.

Com isso, dá para encontrar serviços específicos de forma mais rápida. Vamos supor que você esteja procurando lanchonetes por perto. Então basta fazer o filtro e descobrir as que estão mais próximas. É possível ver o perfil de cada serviço e até mesmo entrar em contato diretamente pelo mensageiro.

Dessa forma é possível tirar dúvidas diretamente com a empresa. O que é interessante, já que hoje em dia o WhatsApp já é bastante utilizado como forma de contato para negócios e vendas.

Empresas cadastradas no novo recurso

Por enquanto apenas empresas do centro expandido de São Paulo podem fazer o cadastro para a nova ferramenta. Para isso, é preciso que elas tenham uma conta Business, que é a plataforma do WhatsApp voltada para negócios.

Depois, basta ir em “Conversas”, escolher “Mais opções” e acessar o “Começar”. Lembrando que esse processo deve ser feito no WhatsApp Business. A partir daí será preciso preencher um perfil comercial com informações como nome da empresa, localização, descrição do serviço, fotos, horário de funcionamento, CNPJ, entre outras.

O serviço é gratuito para todos e o WhatsApp fará uma validação do negócio para evitar fraudes e informações incorretas. Será preciso que a empresa cumpra as políticas do mensageiro, respeite os termos de negócio, tenha CNPJ válido e ofereça serviços e produtos que estejam dentro das normas de negócios do WhatsApp.

Fonte: WhatsApp

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: