Vibrações de motos podem danificar câmeras do iPhone, alerta Apple

Por: Larissa Ximenes

Hoje em dia é muito comum que as pessoas gostem de registrar momentos em qualquer situação, e uma delas é utilizando o smartphone durante passeios de moto ou até mesmo usando para gravar as paisagens.

Porém, a Apple acaba de comprovar que isso não é saudável para os seus smartphones. A empresa adicionou uma nova sessão na sua página de suporte advertindo que as vibrações causadas por motos podem danificar a câmera do iPhone com o tempo.

Leia também:

Apple terá que ‘afrouxar’ regras da App Store e pode perder bilhões de dólares
Rumor: Apple Car pode chegar em 2024, usando um chassi Toyota

Segundo a Apple, vibrações danificam o iPhone

Segundo a empresa, expor o iPhone a altas amplitudes de vibrações pode ser prejudicial. E quanto mais potente for o motor, pior. No novo texto, ela deixa claro que isso pode danificar o sistema físico das câmeras, principalmente dos iPhones a partir do modelo 6. A situação é ruim ser iPhone estiver conectado a uma parte dura como o guidão ou o chassi.

Isso é ainda pior porque geralmente quem grava suas viagens e passeios coloca o smartphone justamente nessas partes em apoios. Até mesmo quem não registra nada durante o transporte pode usar esse tipo de apoio como suporte para o celular durante a locomoção.

Esse problema afeta justamente os aparelhos com autofoco de loop fechado (AF), e as vibrações podem degradar esse sistema e com isso comprometer a qualidade das fotos e também o desempenho da câmera.

Confira o texto na íntegra:

Se você mover acidentalmente uma câmera quando tira uma foto, a imagem resultante pode sair borrada. Para impedir isso, alguns modelos do iPhone contam com estabilização óptica de imagens (optical image stabilization, OIS). OIS deixa você tirar fotos nítidas mesmo se você acidentalmente mover a câmera. Com a OIS, um giroscópio percebe que a câmera se moveu. Para reduzir o movimento da imagem, e o borrão resultante, as lente se movem de acordo com o ângulo do giroscópio.

Adicionalmente, alguns modelos de iPhone tem autofoco de loop fechado (AF). O AF de loop fechado resiste aos efeitos da gravidade e vibração para preservar um foco nítido em imagens paradas, vídeos e panoramas. Com o AF de loop fechado, sensores magnéticos on-board medem os efeitos da gravidade e vibração, e determinam a posição das lentes de forma que o movimento de compensação possa ser calculado adequadamente.

Os sistemas de OIS e AF de closed loop no iPhone são planejados para durabilidade. No entanto, como é o caso com muitos produtos eletrônicos ao consumidor que incluem sistemas como o OIS, a exposição de longo termo a vibrações de longa amplitude em certas faixas de frequência podem degradar o desempenho desses sistemas e levar a qualidade de imagem reduzida em fotos e vídeos. É recomendado evitar expor seu iPhone a vibrações de alta amplitude por períodos extensos.

Motores de motocicletas de alto poder ou alto volume geram vibrações de alta amplitude intensas, que são transmitidas pelo chassi e pelo guidão. Não é recomendável prender seu iPhone em motocicletas com motores de alto volume por conta da amplitude das vibrações em certas frequências que eles geram. Prender seu iPhone a veículos com motores de volume pequeno ou elétricos, como ciclomotores e scooters, pode levar a vibrações de amplitudes comparativamente menores, mas se você faz isso é recomendado um suporte com um sistema de diminuição de vibrações para diminuir o risco de dano a seu iPhone e seus sistemas de OIS e AF. Também é recomendado evitar uso regular ou por períodos prolongados para evitar ainda mais o risco de dano.

A boa notícia é que quem tem um iPhone e uma moto não precisa deixar o celular em casa quando for passear. A Apple não comentou nada sobre riscos caso eles estejam em uma bolsa ou no bolso da calça, apenas quando são colocados em superfícies duras.

Por isso fica aqui a dica: se você tem moto, evite prender o seu iPhone (ou até outro smartphone para evitar problemas) no guidão ou no chassi para gravar.

Fonte: Apple

Sobre o Autor

Redes Sociais: