Steam está desenvolvendo tecnologia que permite jogar enquanto o game ainda está sendo baixado

Por: Felipe Alencar

A Valve parece estar trabalhando em novidades bem interessantes para o Steam. Uma das patentes da desenvolvedora foi descoberta recentemente e revela que ela está querendo implementar um recurso para que os jogadores possam jogar os títulos mesmo enquanto eles estão sendo baixados.

Leia também:

Steam Deck permitirá que você limite os jogos a 30 fps para aumentar a autonomia da bateria
Valve pede que os usuários não troquem o SSD do Steam Deck

Economia de tempo e espaço para a Steam

O recurso é parecido com o que já acontece em alguns consoles. A patente é de março do ano passado e foi publicada hoje. Em resumo, é um sistema que permite que o Steam possa rastrear operações de leitura dos arquivos exe e com isso desenhar um mapa do que e quão frequente esse dados são acessados.

Com isso a Valve poderia usar esse sistema para priorizar alguns arquivos durante o download e permitir que os jogadores já possam começar o jogo sem precisar esperar que o processo chegue ao final.

Esse sistema também pode ajudar o Steam a se livrar de alguns arquivos não utilizados que podem comprometer a integridade de alguns jogos, ou até mesmo para ajudar a liberar mais espaço.

Claro que esse tipo de sistema não é exatamente uma novidade. Poder ter acesso aos jogos e começar a jogar mesmo antes do download terminar já é uma realidade em algumas plataformas e, inclusive, foi um ponto chave na venda do PS4 e do Xbox One na época. A mesma tecnologia é usada nos consoles de última geração.

A própria Valve já tinha feito alguns testes para isso lá em 2015, durante o lançamento do Mortal Kombat 10. Infelizmente não deu muito certo na época. Na verdade, até mesmo alguns jogos oferecem um tipo de sistema semelhante, como é o caso do Call of Duty que permite que os jogadores possam escolher fazer o download ou remover certos componentes como modos, texturas em alta resolução e outros.

Fonte: VG247

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: