Este é o primeiro SSD PCIe 5.0: dobro de velocidade em relação ao PCIe 4.0

Este é o primeiro SSD PCIe 5.0: dobro de velocidade em relação ao PCIe 4.0

No mercado para consumidor final o topo da cadeia, em termos de tecnologia, das unidades de estado sólido (SSD) são os modelos compatíveis com a interface PCI-Express 4.0. Recentemente analisamos um desses modelos, o WD SN850, que chega próximo da casa dos 7.000 Mbps de taxa de leitura. Agora imagine um SSD com o dobro desta performance

Durante o China Flash Market Summit, a Kioxia, antiga Toshiba Memory, apresentou o primeiro SSD NVMe compatível com a interface PCIe 5.0. Este modelo promete uma taxa de leitura de 14.000 Mbps.

Para a grande maioria das tarefas do dia a dia, SSDs PCIe 4.0, com altas taxas de leitura e escrita, acabam não representando um grande impacto em termos de desempenho quando comparado a um bom SSD PCIe 3.0. Em contraparida, nos sistemas corporativos, avanços significativos em termos de leitura e escrita, assim como no tempo de acesso, são muito bem-vindas.

Este SSD da Kioxia, que ainda é um protótipo, foi pensado justamente para o mercado profissional. Batizado de CD7, este SSD será utilizado em sistemas baseados nos processadores Intel Sapphire Rapids e AMD EYPC Genoa.

Kioxia CD7

O protótipo do primeiro SSD PCIe 5.0 da Kioxia, CD7, é baseado no formato EDSFF E3S de 2,5 polegadas e funciona através de quatro pistas de comunicação PCIe 5.0. Este modelo promete uma velocidade máxima de leitura sequencial de 14.000 Mbps e 7.000 Mbps de gravação sequencial.

Durante a apresentação no China Flash Market Summit, a Kioxia mostrou um slide que compara a performance deste SSD com um modelo da companhia da geração atual, baseado em PCIe 4.0. O salto na performance foi destacado em três frentes: largura de banda, IOPS e tempo de acesso.

O leque de opções de capacidade de armazenamento do CD7 será bem amplo. A Kioxia promete capacidades de 1,6 TB até 30 TB. A Kioxia também revelou que planeja usar controladores de memória de oito canais em suas unidades de data center e oferecerá opções com controladores de 16 canais para tarefas mais exigentes.

A Kioxia planeja lançar os primeiros SSDs CD7 PCIe 5.0 antes do fim do ano. Na avaliação da empresa, levará cerca de 5 a 6 meses para que os fabricantes de data centers possam se adaptar ao PCIe 5.0.

Você também deve ler!

SSD: o que é cache SLC?

Este é o RocketQ Battleship, SSD PCIe 4.0 de 64 TB

PCIe 5.0

O padrão PCIe 5.0 foi aprovado em 2019 e promete o dobro da largura de banda em relação ao PCIe 4.0: salto de 16 para 32 gigatransações por segundo (GT/s). As especificações do PCIe 6.0 também já foram definidas. Taxas de transferência de 64 gigatransações por segundo.

A previsão é que os primeiros SSDs PCie 5.0, incluindo este modelo da Kioxia, comecem a ser adotados pelos fabricantes ao longo de 2022.

Para o consumidor final a chegada da compatibilidade com PCIe 5.0 também já esta sendo esquematizada. Os processadores Intel de 12ª geração (Alder Lake), que devem ser lançados em novembro deste ano, provavelmente terão compatibilidade com PCIe 5.0.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X