Mozilla acusa Google de implementar uma nova ferramenta de vigilância no Chrome

Mozilla acusa Google de implementar uma nova ferramenta de vigilância no Chrome

O Google Chrome recebeu, há pouco tempo, uma atualização para a versão 94, que chegou com novos recursos e melhorias, além de mais segurança. Muitas dessas melhorias acabam chegando e passam despercebidas pela maioria dos usuários e uma das novidades da nova versão está sendo um motivo de polêmica.

Leia também:

Este clone do Quake roda diretamente no seu navegador
Site permite testar o Windows 11 diretamente pelo navegador

Aplicação do Google Chrome pode ser perigosa

Google Chrome

É a Idle Detection API, ou API de detecção de inatividade. O nome já diz tudo, essa aplicação se encarrega de detectar quando o usuário está inativo, ou seja, que tenha deixado de interagir com o aparelho por um tempo, tanto teclado quanto mouse, ou então que tenha executado eventos do sistema que indicam isso como o protetor de bloqueio de tela.

Essa aplicação foi lançada com o intuito de ajudar desenvolvedores de aplicativos e empresas de serviço de propaganda que querem saber mais como seus serviços e aplicativos são usados no sistema.

Porém, ela acabou gerando alguma polêmica. O Mozilla acusou o Chrome, explicando que essa aplicação é perigosa e encoraja o desenvolvimento de métodos mais simples e menos invasivos para conseguir o mesmo objetivo.

Google Chrome

Segundo a empresa, a aplicação se torna uma oportunidade tentadora para que sites de vigilância possam invadir os aspectos de privacidade física do usuário, mantendo o controle do comportamento das pessoas, tendo conhecimento das rotinas básicas e usando isso para manipulação psicológica proativa.

O Mozilla não foi o único a demonstrar preocupação quanto a isso. O time de desenvolvimento WebKit que trabalha para o motor de navegador do Safari da Apple também comunicou que não parece existir uma razão forte para o uso dessa API. Eles também disseram que a aplicação não poderia presumir se o usuário voltaria logo para o aparelho ou não, ou se realmente estavam ausente, já que podem estar fazendo uso de outro aparelho como o smartphone por alguns minutos.

Fonte: thehansindia

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X