Este clone do Quake roda diretamente no seu navegador

Este clone do Quake roda diretamente no seu navegador

O mercado de jogos evoluiu muito com o passar dos anos e hoje em dia é bastante comum que alguns jogos mais sofisticados cheguem ocupando muito gigabytes e passando de 100GB de tamanho. Porém os clássicos são clássicos por um motivo e ainda são bem interessantes de curtir, como é o caso do Quake.

Leia também:

Site permite testar o Windows 11 diretamente pelo navegador
Opera GX Mobile, o primeiro navegador gamer, ganha versão para Android e iOS

Joguinho inspirado em Quake

quake

Bom, não é exatamente o jogo Quake em si, mas um clone dele que vem chamando a atenção nos últimos dias. O Q1K3 é um mini-shooter gratuito lançado essa semana que só precisa de 13KB de JavaScript para rodar no seu navegador, sem precisar de nenhuma instalação. E o melhor é que ele é o clone do Quake.

O jogo foi feito para um concurso chamado Js13KGames, que é dedicado a desenvolvedores de jogos pequenos e simples. Ele levou pouco tempo para ser desenvolvido e, de acordo com o responsável por isso, o tempo foi de mais um menos um mês. Dominic Szablewski, conhecido pelo seu nick no Twitter de Phoboslab, revelou que o jogo é uma homenagem ao Quake original e suas fases são inspiradas no Quake E1M1 e E1M3.

São dois níveis que incluem 3 armas, 5 tipos de inimigos, muitos efeitos sonoros com música personalizada para a jogatina e até mesmo iluminação dinâmica. O jogo chega como um pacote do JavaScript que pode ser executado diretamente no computador.

Para experimentar, é só clicar aqui.

Szablewski compartilhou com seus seguidores no Twitter todo o processo de criação do Q1K3 e como conseguiu que tudo pudesse caber no pacote tão compacto. Ele utilizou o TrenchBroom, uma ferramenta utilizada para mapeamento, e também outra para criar pequenas texturas de forma mais fácil.

Quanto ao concurso, ele acontece desde 2012 e é uma forma de desafiar com que desenvolvedores criem jogos pequenos usando o JavaScript. No site, é possível ter acesso a todos os jogos inscritos, o que é um prato cheio para quem quer uma diversão casual, sem precisar sofrer com falta de espaço no dispositivo. O tema desse ano foi “Espaço” e pra conferir os jogos, é só clicar aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X