Clive Sinclair, um dos nomes mais importantes da computação pessoal, morre aos 81 anos

Clive Sinclair, um dos nomes mais importantes da computação pessoal, morre aos 81 anos

Sir Clive Sinclair, inventor britânico e um dos responsáveis pela popularização da computação pessoal, faleceu na última quinta-feira (16).

Sinclair morreu aos 81 anos em sua casa, localizada em Londres, após uma longa batalha contra o câncer.

Embora não seja um nome tão falado como o de Steve Jobs e Bill Gates, por exemplo, Sinclair, além de ter sido o inventor da calculadora de bolso, foi o principal responsável por popularizar o computador pessoal no Reino Unido.

Os PCs fabricados pela sua empresa, a ZX, foram os primeiros a ter preços mais acessíveis e apareceram em massa nas lojas populares da Grã-Bretanha. O principal modelo foi o ZX Spectrum 48K, que, à época, rivalizava com o Commodore 64. Saiba mais sobre o ZX e sobre outros PCs famosos na matéria abaixo:

Top 5: computadores mais vendidos da história

O ZX Spectrum foi a fonte do primeiro contato com a computação por muita gente grande da indústria atual, sobretudo da indústria de Games.

Aliás, uma destas pessoas é o CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk. O magnata postou uma homenagem à Sinclair em seu Twitter, ressaltando o quanto “amou” o ZX Spectrum.

Alan Sugar, fundador de outra importante companhia britânica de eletrônicos, a Amstrad, também prestou homenagem ao finado amigo e rival. Segundo Sugar, Sinclair é responsável pelo início da fabricação de eletrônicos para uso pessoal no Reino Unido.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Belinda Sinclair, filha de Clive, afirmou que o pai era uma pessoa “incrível”.

História de Clive Sinclair e da computação 

Clive Sinclair abandonou os estudos aos 17 anos e trabalhou como jornalista por quatro anos até conseguir ter dinheiro suficiente para criar a Sinclair Radionics.

No início da década de 1970, um tempo em que as calculadoras eram objetos não tão discretos, Sinclair desenvolveu uma série de calculadoras com tamanho necessário par caber em um bolso.

Segundo a sua filha, a intenção do inventor sempre foi criar produtos pequenos e baratos, acessíveis, portanto, por todas as pessoas. É portanto com essa mentalidade que ele entra no mercado de computadores.

O ZX Spectrum. Créditos: Alamy

O primeiro computador que Sinclair desenvolveu foi o ZX80, lançado em 1980, revolucionando o mercado devido aos seus preços inferiores, que representavam um quinto do valor de outros computadores pessoais da mesma época.

Desse modo, O ZX80 vendeu 50 mil unidades, abrindo o caminho para o seu sucessor, o ZX81, que vendeu 250 mil unidades.

O ano de 1982 maraca a chegada do ZX Spectrum, considerado um divisor de águas e um dos pilares para o desenvolvimento da indústria de videogames no Reino Unido.

Sucesso na computação, fracasso em outras áreas

Em 1983, Clive Sinclair se torna um Cavaleiro do Império Britânico, obtendo o título de Sir, devido às suas contribuições à economia e a indústria tecnológica do Reino Unido.

No entanto, a história de Sinclair não foi marcada apenas por acertos. Afinal, algumas ideias do inventor não conseguiram obter o mesmo sucesso dos computadores.

Clive Sinclair.
Sinclair e o veículo C5. Créditos: PA Media

Um grande exemplo é o Sinclair C5, um triciclo elétrico, lançado em 1985, que gerou enormes prejuízos para sua empresa, a Sinclair Vehicles.

Com isso, em outubro do mesmo ano, a empresa entrou em recuperação judicial, pois o C5 foi considerado como um veículo com pouca segurança. Devido ao prejuízo financeiro, em 1986, Clive Sinclair vendeu os seus negócios de computação para a Amstrad.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X