São Paulo pretende chegar a 20 mil ponto de Wi-Fi gratuito até 2024

Por: Larissa Ximenes

São Paulo já conta com vários locais que oferecem Wi-Fi gratuito graças ao programa WiFi Livre SP. A boa notícia é que a Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação (SMIT) já divulgou uma consulta que confirma o plano para expandir ainda mais esse programa.

Leia também:

TP-Link lança no Brasil o roteador Archer AX50 com suporte ao Wi-Fi 6
Descoberto bug estranho no iPhone que trava as redes Wi-Fi

Atualmente já é possível encontrar Wi-Fi gratuito em cerca de 1.088 pontos da cidade de São Paulo. Com a expansão, espera-se cobrir mais 10.000 no próximo chamamento e continuar a expandir para que, até 2024, esse número dobre para 20.000 lugares.

Essa consulta pública que foi divulgada pela SMIT tem como foco conseguir contribuições. Elas podem tanto vir da sociedade civil através de e-mails para o consultawifi@prefeitura.sp.gov.br, quanto de empresas que tenham interesse no credenciamento. Além disso, será avaliado também cada modelo para saber se ele é adequado tanto para o mercado quanto para a própria cidade.

A consulta receberá contribuições durante 15 dias, porém esse prazo pode ser prorrogado.

Para as empresas, é preciso que se forneça uma conexão de, no mínimo, 512kbps. Em relação à propaganda e publicidade, existem 3 opções, com 15, 30 ou 45 segundos que fornecerão 15, 30 ou 45 minutos de navegação, respectivamente. Existem ainda a exigência de que todos os dados coletados durante o uso sejam tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Lembrando que o Wi-Fi Livre SP já existe desde 2013 e desde 2019 já conta com 3 empresas credenciadas: a Americanet, Surf Telecom e WCS.

Mais Wi-Fi nas periferias

Um dos focos do novo edital do programa Wi-Fi Livre SP é levar esse tipo de conexão para mais locais na periferia da cidade. Os 10.019 locais que foram escolhidos também foram divididos em 5 lotes diferentes. As empresas interessadas podem escolher um deles para atender.

A prefeitura de São Paulo também emitiu um parecer, confirmando que com a pandemia, ficou ainda mais evidenciado que muitas comunidades precisam desse tipo de serviço atualmente.

“A pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais a importância do acesso à internet para que todos possam usufruir de importantes políticas públicas no município” e que o Plano de Metas 2021-2024 prevê “a disponibilização de 20 mil pontos de acesso público à internet sem fio, priorizando a cobertura nos territórios mais vulneráveis”.

Isso porque durante a pandemia, as aulas passaram a ser online, assim como alguns trabalhos que passaram a ser remotos, ou seja, realizados em casa. Com isso, a internet se torna uma ferramenta crucial para que as pessoas consigam seguir esses passos.

Fonte: PrefeituraSP

Sobre o Autor

Redes Sociais: