São Paulo pretende chegar a 20 mil ponto de Wi-Fi gratuito até 2024

São Paulo pretende chegar a 20 mil ponto de Wi-Fi gratuito até 2024

São Paulo já conta com vários locais que oferecem Wi-Fi gratuito graças ao programa WiFi Livre SP. A boa notícia é que a Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação (SMIT) já divulgou uma consulta que confirma o plano para expandir ainda mais esse programa.

Leia também:

TP-Link lança no Brasil o roteador Archer AX50 com suporte ao Wi-Fi 6
Descoberto bug estranho no iPhone que trava as redes Wi-Fi

Atualmente já é possível encontrar Wi-Fi gratuito em cerca de 1.088 pontos da cidade de São Paulo. Com a expansão, espera-se cobrir mais 10.000 no próximo chamamento e continuar a expandir para que, até 2024, esse número dobre para 20.000 lugares.

Wi-fi

Essa consulta pública que foi divulgada pela SMIT tem como foco conseguir contribuições. Elas podem tanto vir da sociedade civil através de e-mails para o consultawifi@prefeitura.sp.gov.br, quanto de empresas que tenham interesse no credenciamento. Além disso, será avaliado também cada modelo para saber se ele é adequado tanto para o mercado quanto para a própria cidade.

A consulta receberá contribuições durante 15 dias, porém esse prazo pode ser prorrogado.

Para as empresas, é preciso que se forneça uma conexão de, no mínimo, 512kbps. Em relação à propaganda e publicidade, existem 3 opções, com 15, 30 ou 45 segundos que fornecerão 15, 30 ou 45 minutos de navegação, respectivamente. Existem ainda a exigência de que todos os dados coletados durante o uso sejam tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Wi-fi

Lembrando que o Wi-Fi Livre SP já existe desde 2013 e desde 2019 já conta com 3 empresas credenciadas: a Americanet, Surf Telecom e WCS.

Mais Wi-Fi nas periferias

Um dos focos do novo edital do programa Wi-Fi Livre SP é levar esse tipo de conexão para mais locais na periferia da cidade. Os 10.019 locais que foram escolhidos também foram divididos em 5 lotes diferentes. As empresas interessadas podem escolher um deles para atender.

A prefeitura de São Paulo também emitiu um parecer, confirmando que com a pandemia, ficou ainda mais evidenciado que muitas comunidades precisam desse tipo de serviço atualmente.

“A pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais a importância do acesso à internet para que todos possam usufruir de importantes políticas públicas no município” e que o Plano de Metas 2021-2024 prevê “a disponibilização de 20 mil pontos de acesso público à internet sem fio, priorizando a cobertura nos territórios mais vulneráveis”.

Isso porque durante a pandemia, as aulas passaram a ser online, assim como alguns trabalhos que passaram a ser remotos, ou seja, realizados em casa. Com isso, a internet se torna uma ferramenta crucial para que as pessoas consigam seguir esses passos.

Fonte: PrefeituraSP

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X