Linux completa 30 anos

Linux completa 30 anos

O kernel Linux é um dos projetos de código-fonte aberto mais importantes de todos os tempos. Eles surgiu em 25 de agosto de 1991, quando o finlandês Linus Torvalds mandou uma mensagem na Usenet pedindo por sugestões para o softwares que ele estavam desenvolvendo apenas por hobby.

Ele tinha 20 e poucos anos na época e ainda era um estudante de ciência da computação na Universidade de Helsinque, Finlândia. Ele tinha como objetivo criar um novo sistema operacional que fosse baseado em terminal e que também fosse capaz de rodar em computadores equipados com o processador 80386 de forma suave e satisfatória.

Leia também:

Este é o Firefly Station M2, computador de bolso com suporte para Linux e Android
JingPad A1, este é o primeiro tablet Linux do mundo com 5G

Linux ganha o mundo em pouco tempo

Linux

Ele tinha como base e como alvo de interesse o Minix, um sistema operacional que tem raízes no Unix. O Minix foi desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum, um professor e renomado autor de livros que são usados como ponto de referência em estudos e cursos de computação.

Exatamente por isso, ele serviu como inspiração e base para Linus Torvalds, já que o Minix foi desenvolvido por Andrew justamente para servir como apoio acadêmico e facilitar com que os estudante compreendessem melhor sistemas operacionais.

Foi com isso que Linus começou a trabalhar no seu próprio SO e com ele em desenvolvimento enviou a mensagem para o grupo comp.os.minis na Usenet. A introdução da mensagem foi a seguinte:

Olá a todos que usam o Minix –

Estou criando um sistema operacional (livre), (é apenas um hobby, não será algo grande e profissional como o GNU) para máquinas AT 386 (486). Ele tem sido trabalhado desde abril, e está começando a ficar pronto. Eu queria pedir opiniões sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no Minix, já que o meu SO lembra um pouco ele (mesmo layout físico do sistema de arquivos (por motivos práticos), entre outras coisas).

Linus Torvalds

Além de receber muitas sugestões, Linus percebeu que muitas pessoas pareciam interessadas no seu projeto. Inclusive posteriormente ele acabou admitindo que só teve mesmo uma noção do quanto o Linux estava ficando grande e conhecido no final de 1991 e começo de 1992 quando pessoas que ele sequer conhecia começaram a fazer parte da discussão no grupo.

Uma curiosidade é que o próprio Andrew Tenenbaum não recebeu muito em o Linux na época. Ele informou que o kernel era obsoleto por ser monolítico. Isso gerou um atrito entre eles, porém ao que tudo indica as coisas melhoraram com o tempo e eles se entenderam.

Linux

Em 1992 foi quando Linus adotou a licença GPL-2.0 e com isso os primeiros sistemas baseados no Linux começaram a surgir. Já em 1993 muitas distribuições que são conhecidas até hoje começaram a surgir como Debian, Red Hat e Slackware. Hoje em dia o Linux é base para muitos outros sistemas.

Por isso, comemora-se a data da publicação da primeira mensagem de Linus, que foi o primeiro passo para que seu projeto se tornasse tão grandioso. Para comemorar os 30 anos desse acontecimento, a Linux Foundation criou uma página para que os usuários possam comemorar com imagens divertidas. Para conferir é só clicar aqui.

Há também uma sessão para compra de camisetas comemorativas, é só clicar aqui.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X