Patente de celular com câmera voadora é registrada pela Vivo

Patente de celular com câmera voadora é registrada pela Vivo

Os smartphones vêm ganhando ao longo dos anos inovações e recursos diferentes e inéditos. Eles têm como principal objetivo tornar aquele modelo de smartphone exclusivo e limitado, e as empresas buscam cada vez mais novidades nesse estilo.

E, de acordo com uma nova patente, a fabricante chinesa Vivo parece estar de olho em uma tecnologia inédita e bem criativa. Um módulo de câmera no smartphone que se destaca e voa como um pequeno drone.

Leia também:

Vivo Apex 2020, o conceito de smartphone sem botões físicos e câmera sob a tela
Vivo Nex S: smartphone com display quase sem bordas (sem notch) e 8 GB de RAM é anunciado

Drone voador direto do smartphone Vivo

O pedido para a essa patente foi feito no ano passado, porém só foi aprovado agora. Nas imagens é possível ter uma ideia do que a nova tecnologia oferece e é capaz. A ideia é fornecer novas formas de interagir com a câmera do smartphone, com perspectivas novas e criativas.

Patente do modulo de câmera destacável

O recurso consiste em um módulo de câmera que é destacável e bem discreto. Normalmente ele ficará acoplado no smartphone, como uma câmera normal, porém ao ser ativado ele pode ser destacado e voar para tirar fotos de cima.

Como o documento só revela as ideias iniciais dessa tecnologia, ainda há algumas perguntas a serem feitas em relação a ela. Uma delas é sobre a espessura dos aparelhos, afinal de contas não tem como saber se os smartphones com esse recurso poderão ser tão finos quanto os atuais.

O módulo de câmera se assemelha muito a um mini drone, contando até com 4 pequenas hélices para o vôo. Ele conta ainda com sensores fotográficos para deixar as fotos mais bonitas. Os sensores infravermelhos também podem ajudar a evitar colisões e alguns deles também podem até mesmo registrar e identificar gestos para facilitar a interação, embora essa seja apenas uma especulação, já que não diz nada no documento de patente.

AirPix

Esse módulo, pelas imagens, lembra bastante o design da AirPix, que é uma câmera voadora que já é comercializada no mercado. Porém nesse caso é só a câmera mesmo, não tendo nenhum smartphone.

O módulo de câmera da tecnologia na patente conta com bateria própria para poder ser destacado. Claro que, como qualquer patente, isso não significa que um smartphone com essa tecnologia já esteja de fato em andamento. É comum que empresas assinem patentes para experimentos e muitos deles acabam não se tornando realidade.

Porém, também não seria surpresa se um protótipo surgissem em alguma das feiras de tecnologia em um futuro próximo.

Fonte: Gizmochina

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X