EVGA lança a imponente Z590 Dark com sistema VRM de 22 fases

EVGA lança a imponente Z590 Dark com sistema VRM de 22 fases

A linha Dark de placas-mãe da EVGA recebeu um novo modelo, a Z590 Dark. Anunciada em meados de janeiro, a mobo, assim como os modelos anteriores da linha Dark, é voltado para quem esta atrás de uma placa que garanta estabilidade no overclock. O renomado overclocker Vince “K | NGP | n” Lucido particiou do desenvolvimento do projeto.

Como o próprio nome revela, a Z590 Dark é voltada para os processadores Intel, mais precisamente os de 10º e 11º geração. A placa é baseada no chipset Z590, a melhor opção da Intel no lineup de chipsets da Série 500.

A EVGA Z590 Dark segue o fator de forma Extended ATX (305 x 207 mm) e está equipado com um impressionante sistema VRM de 22 fases. Além da quantidade absurda de fases, a área dos circuitos reguladores de tensão recebeu enormes dissipadores com aletas de cobre, responsáveis por dissipar o calor gerado pelos VRM e PCH.

Z590 Dark

A placa também conta com dois slots para módulos de memória DDR4 (suporte para até 64 GB em módulos de até 5333 MHz), alinhados de maneira horizontal – layout que a EVGA já havia aplicado em outros modelos da série Dark, como a Z390 Dark.

Você também deve ler!

Esta é uma placa-mãe da ASUS de quase US$ 2.000

O que é a BIOS da placa-mãe e como atualizá-la?

Essa maneira de alinhar os slots de memória, de acordo com a EVGA, tem a intenção de trazer as trilhas de comunicação mais próximas do processador, elemento central que se comunica com os módulos de memória. Dois slots PCI Express 4.0 x16 (x16 / x0 ou x8 / x8), um PCI-E 3.0 x4, três slots M.2 para drives NVMe, um U.2 e oito portas SATA 6 Gb / s também estão disponíveis.

Z590 Dark

No PCB também estão disponíveis elementos pensados justamente no monitoramento e para situações de overclock: como indicadores de códigos POST, três microcircuitos UEFI e conectores para medir tensões Probe-It.

Entre outras coisas, vale destacar duas interfaces de rede 2,5 Gigabit, um módulo sem fio Wi-Fi 6 / Bluetooth 5.2 e um subsistema de áudio baseado no codec de áudio Realtek ALC1220. A iluminação RGB também está presente, no nome Z590 Dark na “armadura” do painel traseiro da placa.

Preço e disponibilidade

A EVGA Z590 Dark já está disponível por US$ 600.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X