Desenvolvedores rodam Tomb Raider, Call of Duty e outros jogos e PC em um smartphone Android com Windows 11

Desenvolvedores rodam Tomb Raider, Call of Duty e outros jogos e PC em um smartphone Android com Windows 11

Alguns smartphones conseguiram roda com sucesso um mod do Windows 11 na sua versão ARM, como já mostramos aqui. Aparelhos como o Xiaomi Mi 8 e OnePlus 6T já foram visto rodando o sistema operacional da Microsoft, mesmo que com algumas limitações.

Essa brincadeira deu mais um passo quando alguns desenvolvedores conseguiram fazer com que esses aparelhos rodassem também alguns jogos de PC como Tomb Raider, Call of Duty e Cuphead.

Leia também:

Nova prévia do Windows 11 traz barra de pesquisa no menu Iniciar
Microsoft Office com design do Windows 11 entra em testes no Programa Insider

Xilin Wu lidera o projeto chamado Renegade Project, que mergulhou de cabeça nessa ideia de criar drivers e ferramentas que permitam realizar um boot do Windows 11 em smartphones Android. Eles já tinham revelado que foi possível utilizar o touchscreen dos smartphones, as portas USB e até mesmo o processador. Mas outros recursos não estão funcionando ainda, como por exemplo as conexões Wi-Fi e Bluetooth.

Agora, o projeto traz outra vitória bem interessante. Eles conseguiram rodar jogos que são de computador nesses smartphones usando o Windows 11. Claro que, como é de se esperar, em alguns deles o desempenho não é tão bom, principalmente os que contam com gráficos mais pesados. Porém dá para abrir os jogos e dar uma olhada como eles roda nesses aparelhos.

Confira os jogos rodando nos smartphones

Para quem quer saber exatamente como tudo isso acontece, o usuário edi194 publicou em seu canal no Youtube alguns vídeos que mostram os jogos rodando em um OnePlus 6T. No jogo de Tomb Raider ele consegue iniciar uma nova campanha e durante a jogatina, os FPS fica em uma média de 20 quando colocado em resolução Full HD.

E o mais legal é que dá para curtir o jogo mesmo com a tela menor do smartphone. Mesmo que a qualidade de renderização estivesse baixa na maioria das vezes, nem era possível notar qualquer tipo de deformação ou defeito na imagem.

Outro jogo que ele testou nessa brincadeira foi o Call of Duty: Modern Warfare 2. Ele também consegue rodar abaixo dos 30 FPS e também se adapta de forma bem interessante à tela do smartphone. Um detalhe interessante é que, nessa versão do sistema, eles conseguiram colocar o Bluetooth para funcionar, então dá para jogar até mesmo com um controle.

O terceiro jogo rodado no smartphone foi o Cuphead, que tem gráficos mais leves e é em 2D. Como era de se esperar, ele consegue rodar de forma bem legal, chegando a 60 FPS em grande parte do tempo de jogatina.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X