A bordo de Foguete da Blue Origin, Jeff Bezos vai ao espaço

A bordo de Foguete da Blue Origin, Jeff Bezos vai ao espaço

Jeff Bezos, o magnata e dono da Amazon – que deixou o comando da empresa para se dedicar a outros negócios – realizou hoje (20), a bordo do foguete New Shepard, de sua empresa Blue Origin, uma curta viagem ao espaço.

A viagem de 11 minutos representa a guinada de Bezos e da Blue Origin rumo ao turismo espacial, realizando o que, segundo ele, é um “sonho de infância”. A propósito, Bezos fundou a Blue Origin no ano 2000, visando um futuro em que seria viável para milhões de pessoas viajar – e trabalhar – para o espaço.

O lançamento do foguete New Shepard ocorreu às 10 horas (Horário Oficial de Brasília) em uma base localizada no Oeste do estado do Texas. O New Shepard já havia feito 15 viagens anteriormente, embora sem ocupantes a bordo.

Jeff Bezos viajou na companhia do seu irmão e de mais duas pessoas, nesse que é o primeiro voo da Blue Origin a contar com tripulantes.

O foguete atingiu uma altitude de 76 km da terra, ultrapassando a Linha de Karman, ou seja, ultrapassando a definição do limite entre a atmosfera do planeta Terra e o Espaço sideral.

Esquema gráfico sobre a viagem de hoje. Ilustração: Chris Philpot

Bezos e companhia foram em uma capsula de três metros de altura, que possuía amplas janelas e assentos de couro, separando-se do foguete após o lançamento e sobrevoando alturas que superam a Linha de Karman.

Após isso, os tripulantes retornaram à superfície terrestre utilizando seis paraquedas guiados por um retro propulsor que garantia um pouso suave.

Jeff Bezos Blue Origin
O pouso no deserto do Texas. Créditos: Blue Origin

Durante a transmissão ao vivo da viagem espacial, Bezos afirmou ser este o “melhor dia” de sua vida. Em seguida, ele saiu da cápsula que o levou à realização de seu sonho de infância, trajado de um chapéu de cowboy, como de costume no Texas.

Viagem de Jeff Bezos se torna um marco da Blue Origin

Além de realizar o sonho de Jeff Bezos, a Blue Origin marcou o início do turismo espacial no voo de hoje. Contudo, essas não são as únicas marcas que a viagem deixou.

A bordo do New Shepard estava Wally Funk, de 82 anos, que já foi trainee nos programas de astronauta da Nasa, e Oliver Daeman, de 18 anos, filho de um investidor holandês que comprou a viagem por US$ 27 milhões.

Juntos, Funk e Daeaman quebraram o recorde de pessoa mais velha e mais jovem a ir viajar ao espaço.

Jeff Bezos Blue Origin
Mark e Jeff Bezos ao lado de Oliver Daeman e Wally Funk. Créditos: Blue Origin

Anteriormente, bilionário britânico Richard Branson, dono da Virgin Galactic e um dos principais rivais de Bezos na corrida espacial das empresas privadas (o outro grande rival é Elon Musk, da SpaceX, obviamente), fez uma viagem ao espaço que durou nove dias.

Ambas as empresas pretendem expandir suas operações com planos de adesão mirando em clientes super ricos, que pagarão, portanto, enormes quantias para desfrutarem das maravilhas proporcionadas pelas viagens espacias (e pelo dinheiro, é claro).

Há algum tempo, Bezos vende ações da Amazon para financiar as operações da Blue Origin, que já conta com mais de três mil funcionários e constrói foguetes para bases de lançamento. No início deste mês, o magnata decidiu largar o cargo de CEO da Amazon para liderar as empreitadas da Blue Origin, refletindo o seu posicionamento comentado no parágrafo anterior.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X