05 pessoas são presas por postarem filmes resumidos no YouTube

05 pessoas são presas por postarem filmes resumidos no YouTube

No Japão, 5 pessoas foram presas pela polícia local por enviar resumos de filmes no Youtube com edições próprias. Os chamados “filmes rápidos” acabaram se tornando uma prática popular no país, onde uma pessoa edita um filme para mostrar apenas as cenas mais importantes do enredo e, com isso, evitar com que o usuário vá ao cinema.

Leia também:

Na visão do fundador do The Pirate Bay serviços como Netflix não “matam” a pirataria por uma questão ideológica
Websérie Paralelos mostra como a pirataria impulsionou o mercado de games no Brasil

As prisões aconteceram em períodos diferentes. As 3 primeiras foram em junho, quando uma operação policial acabou prendendo os três acusados por editar os filmes e subir no Youtube, todos com narração própria. Eles foram enquadrados na lei de direitos autorais, que foi atualizada pelo governo no começo desse ano.

Já as outras 2 prisões aconteceram nessa semana, também com o mesmo esquema de enviar resumo de filmes que não possuem autorização legal. Foram exibidos, ao todo, trechos de 4 filmes locais.

Além de pirataria, os acusados também faturavam com anúncios

pirataria

A popularidade dos filmes rápidos no Japão vêm preocupando os estúdios locais, já que essa ideia pode acabar afetando negativamente na bilheteria dos títulos no cinema. São vídeos bem rápidos, de cerca de 10 minutos, e por isso são bastante interessantes para o algoritmo no Youtube.

Além da pirataria, esses investigados ainda monetizavam os seus vídeos, então lucravam com anúncios dentro da plataforma. A associação antipirataria japonesa CODA (Content Distribution Overseas Association) já confirmou que vai intensificar ainda mais a busca e o combate da pirataria.

O grupo preso e investigado pela polícia tinha cerca 55 contas no Youtube que eram dedicadas às postagens desse tipo de material. Elas foram desativadas e os filmes foram deletados.

Fonte: TorrentFreak

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X