NVIDIA reduzirá produção da RTX 2060 para focar na série RTX 30

NVIDIA reduzirá produção da RTX 2060 para focar na série RTX 30

Está circulando em fóruns da China um comunicado interno da NVIDIA que revela a nova estratégia da companhia em relação a produção das placas da linha GeForce.

A orientação da NVIDIA é que os parceiros responsáveis pelas versões custom das placas GeForce (ASUS, Gigabyte, MSI, entre outras) restrinjam o fornecimento do modelo RTX 2060, uma das integrantes da primeira série de placas da linha GeForce RTX. Os recursos de produção, de acordo com o comunicado, devem priorizar as placas da série RTX 30. O relatório vazado fala que a ideia da NVIDIA é cortar pela metade o fornecimento de GPUs antigas para se concentrar quase exclusivamente em seus chips mais recentes.

Vale recordar que em meio ao desabastecimento de placas no mercado, causado pelo novo boom da mineração e também pela crise global do mercado de chips, a NVIDIA adotou uma estratégia de resgatar alguns modelos do passado. Esse foi o caso da GTX 1660 Super, GTX 1650 Ti, GTX 1050 Ti, e a RTX 2060. A placa, assim como a versão Super, voltaram ao mercado em meados de fevereiro.

O foco agora mudou novamente. Como a crise dos semicondutores está afetando toda a cadeia de fornecimento de chips, a ordem é que a prioridade sejam as novas opções da família GeForce, a série RTX 30 – foco da NVIDIA em relação às opções para o público gamer. Quando placas antigas foram resgatadas, a NVIDIA ainda não tinha lançado a CPM, série específica para mineradores.

É interessante observar que há uma diferença entre os responsáveis diretos pela produção da GPU da RTX 2060, que integra a família RTX 20 (Turing), e os modelos RTX 30 (Ampere). A GPU que equipa a RTX 2060 faz uso do processo de fabricação de 12nm da TSMC, enquanto as GPU Ampere, da RTX 30, são produzidas pela Samsung, com a litografia de 8nm.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X