JBS é vítima de grave ataque hacker e paralisa operações

JBS é vítima de grave ataque hacker e paralisa operações

Neste fim de semana, a empresa brasileira JBS foi vítima de um ataque hacker que resultou na paralisação das operações da companhia em vários países. A situação mais grave é na Austrália, onde todas as unidades foram paralisadas. Além disso, as unidades nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido também foram atacadas e sofreram prejuízos.

A JBS é simplesmente a maior processadora de carne bovina do mundo! Ela é a dona de marcas super conhecidas no mundo todo, tais como Friboi, Pilgrim’s, Moy Park, Seara e Swift. A JBS é a segunda maior produtora de alimentos do mundo. E quando se trata de proteína animal, ela é a primeira. Daí você já pode ter uma ideia do tamanho do prejuízo que a empresa terá.

O ataque hacker foi confirmado nesta segunda-feira (31) por Brent Eastwood, CEO da filial australiana. Em uma entrevista ao site Beef Central, ele disse que devido ao ataque todas as unidades no país foram paralisadas. E, para piorar a situação, ele não soube dizer quando as operações voltarão ao normal. No entanto, as autoridades já foram comunicadas sobre o ataque e a empresa está trabalhando a todo vapor para remediar a situação.

Brent Eastwood
Brent Eastwood, CEO da JBS Austrália

O executivo preferiu não revelar a natureza do ataque. Mas todos os indícios apontam para um ataque de ransomware. Esse tipo de vírus está sendo usado com frequência ultimamente. E diversas empresas gigantes já foram afetadas. De cabeça, eu me lembro de 2 incidentes envolvendo ransomware que ocorreram já em 2021.

O primeiro deles foi contra a fábrica de baterias automotivas Grupo Moura, que também paralisou suas operações por um tempo. E em março a Acer também foi vítima de um ataque de ransomware, que pedia um resgate de US$ 50 milhões!

Caso você não saiba, um ransomware “sequestra” todos os arquivos e informações de um sistema (seja ele PC pessoal ou servidor), impedindo o acesso a eles. Daí os cibercriminosos exigem o pagamento de um resgate para devolver o acesso aos arquivos e a todo o sistema. Caso você queira saber mais sobre o modus operandi do ransomware, leia o artigo abaixo:

Entendendo o Ransomware, a praga virtual mais assustadora da web

Com o acesso aos sistemas e arquivos da empresa impossibilitados, é basicamente impossível que a companhia continue a operar normalmente. Ainda não temos ideia da dimensão desse ataque à JBS, mas se tiver sido mesmo em grande escala, há chances até da operação brasileira ser paralisada.

Fontes: Bleeping Computer e Beef Central

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X