Amazon destrói milhões de produtos não vendidos a cada ano, incluindo MacBooks e TVs novas

Amazon destrói milhões de produtos não vendidos a cada ano, incluindo MacBooks e TVs novas

Uma reportagem investigativa da ITV, rede de televisão do Reino Unido, veiculada nesta segunda-feira (21) revelou como a Amazon lida com a questão dos inúmeros produtos que acabam voltando para a loja, devolvidos por clientes, ou até mesmo aqueles que não conseguiram nem ser vendidos.

Um ex-funcionário da gigante global do e-commerce que trabalhou em um dos 24 centros de distribuição da empresa de Jeff Bezos no Reino Unido disse que a meta era a destruição de cerca de 130.000 produtos por semana. A lista inclui de tudo, de drones a aspiradores de pó, passando por MacBooks a máscara de proteção contra a COVID, ou até mesmo talheres e livros.

São produtos completamente novos, em sua maioria não estão mais embalados, mas há também uma grande parcela de itens que ainda estão lacrados. O ex-funcionário que relatou a prática disse que numa ocasião cerca de 20.000 máscaras de proteção ainda lacradas foram destruídas.

A reportagem, assinada por Richard Pallot, também conseguiu imagens de como funcionam esses centros de distribuição da Amazon, e a parte do que é chamado de “zona da destruição”. As imagens mostram, por exemplo, uma caixa escaneada a partir do seu código de barras e, ao lado da listagem de informações sobre o tal produto embalado, aparece a seguinte orientação: destroy (destruir).

Uma planilha também revela uma divisão entre produtos para a fila para destruição e doação. A planilha mostra que cerca 124,332 produtos foram marcados como itens que devem ser destruídos, enquanto 27,213 produtos foram encaminhados para doação.

Todos os produtos que são enviados para a pilha da destruição são jogados em grandes caixas gigantes que recebem uma etiqueta conforme a categoria de produtos, como elétricos.

Essas grandes caixas saem do centro de armazenamento e distribuição e vão de caminhão até a “zona da destruição”. O caminhão é descarregado, os produtos são passados para  um grande aterro e a destruição acontece.

Abordado, o chefe da Amazon no Reino Unido, John Boumphrey , disse que a quantidade de mercadorias destinadas à destruição é extremamente pequena.

A declaração foi emitida antes dos dados revelados na reportagem. Após sua exibição, Boumphrey disse o seguinte: “Estamos trabalhando para uma meta de descarte zero de produtos e nossa prioridade é revender, doar para organizações de caridade ou reciclar quaisquer produtos não vendidos. Nenhum item é enviado para aterro no Reino Unido. Como último recurso, enviaremos itens para recuperação de energia, mas estamos trabalhando muito para reduzir o número de vezes que isso acontece”.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X