Intel confirma Meteor Lake; primeira arquitetura da empresa em 7nm

Intel confirma Meteor Lake; primeira arquitetura da empresa em 7nm

A Intel ainda nem lançou a sua 12ª geração de processadores, chamada de Alder Lake, mas já está se preparando para a 14ª geração, de codinome Meteor Lake. Dentre os destaques dessa microarquitetura, temos o fato dela usar um processo de litografia de 7 nanômetros, marcando a chegada da companhia a esse nível de miniaturização.

A informação foi revelada por Gregory Bryant, vice-presidente executivo da Intel, em seu perfil no Twitter, como você pode ver abaixo. No tweet ele disse que a empresa finalizou o processo de design da microarquitetura Meteor Lake. Internamente essa etapa é chamada de “taping in”. É a penúltima etapa antes do “tape-out”, que é quando eles começam a fabricação em massa.

Taping ing / Tape-out

Nesta etapa, que foi bastante celebrada pela empresa, eles fazem a verificação e a validação dos blocos individuais do chip. É aqui que eles verificam que tudo está funcionando como o planejado. Depois de mais alguns testes, os processadores que serão agraciados com a nova microarquitetura começarão a ser produzidos em massa, ou seja, etapa de “tape-out”.

É válido ressaltar, no entanto, que os primeiros processadores com microarquitetura Meteor Lake ainda vão demorar para chegar ao mercado. A previsão é de que eles sejam lançados apenas em 2023. A 12ª geração (Alder Lake) está marcada para ser lançada no final de 2021. Depois virá a 13ª geração (Raptor Lake) e só então os chips da família Meteor Lake.

Cronograma de lançamento dos processadores Intel

Os primeiros abaixo de 10 nm

Um fator interessante é que os processadores Meteor Lake serão os primeiros da Intel com litografia inferior a 10 nanômetros. Ela está tentando tirar o atraso. A Intel ficou 6 anos estagnada na litografia de 14 nanômetros. Enquanto isso ela viu a sua principal concorrente, a AMD, evoluir nesse quesito e ultrapassar a barreira dos 10 nanômetros. Além disso, a TSMC já anunciou que alcançou o processo de litografia de 1 nanômetro! Sem falar na concorrência com os chips ARM.

Voltando aos chips Meteor Lake, a expectativa é de que eles sejam uma mistura das microarquiteturas Alder Lake com Raptor Lake. E, seguindo a tecnologia big.LITTLE, os novos chips terão núcleos de alto desempenho e também de baixa potência. Dessa forma eles conseguirão entregar um alto poder computacional quando necessário e economizar energia em momentos oportunos.

Ainda temos poucas informações sobre esta microarquitetura. Mas ao que tudo indica, ela será compatível com a interface PCI Express 5.0, memória RAM DDR5 e o soquete LGA 1700, que será lançado junto com a 12ª geração (Alder Lake).

Além disso, a Intel promoverá o retorno da técnica de empilhamento de componentes em 3 dimensões. Essa técnica foi usada pela primeira vez nos processadores “Lakefield”. E agora ela reaparece sob o nome de Foveros 3D. Dentre as vantagens de se utilizar essa técnica estão a melhora de desempenho, uso mais eficiente de energia e chips menores. Assim será possível equipar até dispositivos menores, como relógios inteligentes.

E aí, será que a Intel conseguirá tirar o atraso frente aos concorrentes?

Fontes: PC Gamer e VideocardZ

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X