Este é o RocketQ Battleship, SSD PCIe 4.0 de 64 TB

Este é o RocketQ Battleship, SSD PCIe 4.0 de 64 TB

Esporadicamente vemos no mercado algumas soluçoes de SSD que são baseadas no arranjo de algumas unidades interligadas via RAID 0. A mais nova opção nesse sentido é o RocketQ Battleship da Sabrent. Essa unidade trabalha com base em uma placa HHHL (Half Heigh Half Length) adaptada para receber 8 SSDs M.2 NVMe PCIe 3.0 de 8 TB. Ligados em RAID 0, esse arranjo maluco totaliza 64 TB de armazenamento.

O controlador que gerencia tudo isto é o Highpoint SSD7540, que trabalha com PCIe 4.0 x16, conectado a um PCB com 8 portas M.2 PCIe 4.0 x16.  Este controlador da High Point foi projetado justamente para lidar com arranjos de SSDs M.2 interconectados e funcionando em RAID. A Sabrent utilizou essa soluçao para interligar 8 SSDs M.2 28 RocketQ NVMe de 8 TB cada. Um conector de alimentação PCIe de 6 pinos está incluído para alimentar o Battleship.

Ao invés de apenas um radiador passivo, o RocketQ Battleship recebeu um invólucro que atua na dissipação passiva, com um grande heat sink de alumínio, e também de maneira ativa, com duas ventoinhas, uma para cada bloco dos 4 SSDs interligados.  Thermal Pads também fora adicionados na área do dissipador.

A conexão ao sistema é feita através de um conector PCI Express 4.0 x16. Além do RAID 0, a placa também pode operar via RAID 1, para mais confiabilidade, e em RAID 10. A HighPoint fala em uma velocidade de transferência de até 28.000 MB / s com esta placa.  A placa suporta SSDs M.2 2242, 2260 e 2280.

Além dessa placa com 8x portas M.2, a HighPoint também disponibiliza o SSD7505, opçao com 4 portas M.2

Preço e disponibillidade

A Sabrent não revelou o preço do RocketQ Battleship. Somando apenas os oito SSDs M.2 de 8 TB que equipam essa solução podemos ter uma noção do quão caro é. Cada SSD RocketQ de 8 TB sai por US $ 1.299. Só de SSD temos US$ 10.400!

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X