Cientistas transformam as ondas de rádio Wi-Fi em energia para carregar dispositivos eletrônicos

Cientistas transformam as ondas de rádio Wi-Fi em energia para carregar dispositivos eletrônicos

Atualmente a tecnologia Wi-Fi é bastante difundida no mundo todo. Praticamente todos os dispositivos podem se conectar através das ondas de rádio emitidas pelos roteadores e modens. Smartphones, tablets, notebooks, Smart TVs e uma série de outros equipamentos fazem uso de redes Wi-Fi.

Isso leva ao uso excessivo da frequência de rádio de 2,4 GHz, comumente usada por redes WiFi. Com isso, temos sinais excedentes disponíveis para serem explorados para outros objetivos.

Para explorar esta fonte de energia subutilizada, pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura e da Universidade Tohoku, no Japão, desenvolveram uma nova tecnologia que usa dispositivos inteligentes em miniatura. Eles são chamados de osciladores de torque de rotação (STO, da sigla em inglês). Os STOs coletam e transformam frequências de rádio em energia para alimentar pequenos aparelhos eletrônicos.

Durante a análise, os pesquisadores usaram sinais de banda Wi-Fi e conseguiram coletar energia para alimentar um LED sem usar nenhum fio e sem utilizar qualquer tipo de bateria. Yang Hyunsoo, Professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Nacional de Cingapura disse:

Estamos cercados por sinais Wi-Fi, mas quando não os usamos para acessar a Internet, eles ficam inativos, e isso é um grande desperdício. Nosso resultado mais recente é um passo para transformar ondas de rádio de 2,4 GHz prontamente disponíveis em uma fonte de energia verde, reduzindo assim a necessidade de baterias para alimentar os eletrônicos que usamos regularmente.

Dessa forma, pequenos dispositivos elétricos e sensores podem ser alimentados sem fio usando ondas de radiofrequência como parte da Internet das Coisas. Com o advento de casas e cidades inteligentes, nosso trabalho pode dar origem a aplicativos de eficiência energética em comunicação, computação e sistemas neuromórficos”.

Para melhorar o potencial de captação de energia de sua nova tecnologia, a equipe está explorando maneiras de aumentar o número de sistemas STO no conjunto projetado por eles. Eles também planejaram testar seus coletores de energia para carregar outros sensores úteis e dispositivos eletrônicos sem fio.

Os pesquisadores também esperam colaborar com associados da indústria para investigar o desenvolvimento de sistemas STO diretamente nos chips para sistemas inteligentes e  autossustentáveis, que podem abrir caminho para a detecção de sinal sem fio e sistemas de carregamento sem fio.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Nature Communications em 18 de maio de 2021.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X