ARM apresenta novas CPUs e GPUs baseadas na arquitetura Armv9

ARM apresenta novas CPUs e GPUs baseadas na arquitetura Armv9

Nesta terça-feira (25) a ARM apresentou suas novas CPUs e GPUs baseadas na nova arquitetura Armv9, que foi apresentada em março desse ano. Dentre os novos núcleos anunciados estão o Cortex-A710, de alto desempenho, Cortex-510, para economia de energia e o Cortex-X2, que poderá ser customizado pelas fabricantes. Segundo a empresa, os pilares desta nova arquitetura são desempenho, segurança e mais acesso dos desenvolvedores.

Novos núcleos Cortex-X2

Vamos começar falando do Cortex-X2, que é um núcleo customizável e que traz 16% mais desempenho em comparação ao Cortex-X1, da geração passada. Comparado com os smartphones Android atuais, o núcleos Cortex-X2 tem capacidade de acrescentar 30% mais desempenho. E é muito provável que você veja esse núcleo nos próximos SoC (System on a Chip) da Qualcomm. Além disso, esse núcleo pode dar as caras também em laptops em 2021/22.

Os processadores baseados em ARM usam a tecnologia big.LITTLE, que une núcleos de processamento mais potentes com núcleos menos potentes mas que gastam pouca energia. Na geração atual, os núcleos de alto desempenho são os Cortex-A78. Eles serão substituídos pelo Cortex-A710, que trará um desempenho 10% maior mas gastando 30% menos energia.

Os núcleos de eficiência energética, por sua vez, serão o Cortex-A510, que vão substituir o Cortex-A58, usado na geração atual. Os novos núcleos de eficiência trarão 35% mais desempenho e um gasto de energia de 20% menor. E todos os núcleos vão contar com incrementos em aprendizado de máquina. Para mais informações sobre as novas CPUs, você pode acessar esse link (em inglês).

Outra novidade anunciada pela ARM foi a extinção dos chips de 32 bits. A partir de 2023, todas as CPUs serão de 64 bits, tanto os núcleos de alto desempenho quanto de eficiência energética.

Joonseok Kim, vice-presidente da equipe de design de SoC da Samsung Electronics, comentou sobre o lançamento da ARM:

Dispositivos inteligentes se tornaram extensões digitais de nossas vidas que dependem de desempenho, eficiência e segurança. Com a solução Total Compute da ARM, baseada em sua mais recente arquitetura Armv9, a Samsung abrirá novas possibilidades para plataformas móveis da próxima geração. E estamos entusiasmados com a transformação que isso trará para as experiências do usuário em nossas tecnologias futuras”.

Novas GPUs Mali

Agora vamos falar das GPUs Mali. No anúncio a ARM fez questão de enfatizar que a Mali é a GPU mais vendida há vários anos. E isso não é nenhuma surpresa, já que ela vem integrada ao chipset. Por isso eles estão tão animados em anunciar os novos chips gráficos.

As próximas GPUs Mali são Mali-G710, Mali-G610, Mali-G510 e Mali-G310. A Mali-G710 será usada em smartphones e Chromebooks. Ela promete trazer um desempenho 20% superior e 35% maior em tarefas relacionadas à aprendizagem de máquina, como melhorias de imagens. A Mali-G610 oferece basicamente os mesmos recursos da G710, mas custará um pouco menos.

Essas são mudanças sutis. Os maiores upgrades ocorreram mesmo na GPU Mali-G510. Ela terá um desempenho 100% superior em relação à geração passada, aumento de 100% na capacidade de aprendizado de máquina e vai gastar 22% menos energia! Por fim, temos a GPU de entrada, a Mali-G310, que será usada em dispositivos de baixo custo. Ela traz um desempenho na renderização de texturas 6x melhor e o dobro de velocidade ao rodar as animações da interface padrão do Android. Caso você queira mais informações sobre as novas GPUs, basta clicar neste link (também em inglês).

Quando?

As novas CPUs e GPUs anunciadas começarão a ser vistas em produtos a partir de 2022. O núcleo Cortex-X1 foi implementado no processador Snapdragon 888. Portanto, é bem provável que você veja o núcleo Cortex-X2 no próximo processador top de linha da Qualcomm (Snapdragon 999?). É provável que você o veja também nos processadores Snapdragon 8cx.

Fonte: ARM Community

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X