Seagate espera lançar HDs com 100 TB em 2030

Seagate espera lançar HDs com 100 TB em 2030

A Seagate trabalha para lançar HDs com 100 TB em 2030 e com capacidade superior a 120 TB no decorrer da próxima década, de acordo com o roteiro de trabalho das novas tecnologias da empresa.

No entanto, para alcançar essas metas, a Seagate precisa adotar novas tecnologias de gravação magnéticas.

Além disso, para garantir o alto desempenho de seus próximos discos, a empresa planeja utilizar sua tecnologia de multi-atuador de maneira mais extensa. Essa tecnologia dobra o nível de desempenho dos discos rígidos da Seagate e pode se tornar o padrão para os próximos produtos da companhia.

De acordo com o site americano Tom’s Hardware, a Seagate já está trabalhando para criar um HD de 50 TB, com planos de lançamento para 2026.

Tecnologia para os novos HDs da Seagate

Atualmente, a empresa possui o HDD de 20 TB baseado na tecnologia de Gravação Magnética Assistida por Calor (HAMR), disponível para clientes selecionados, fazendo parte do sistema Lyve de armazenamento.

A HAMR permitirá que a Seagate aumente a densidade da área dos platters do disco rígido em um crescimento anual de 20%, o que significa um grande passo na jornada para ampliar as capacidades dos discos rígidos.

Não sabe o que é ‘platter’? Fique tranquilo que o Hardware.com.br te explica:

Segundo Jeff Fochtman, Vice-presidente Sênior de Marketing da Seagate, com a tecnologia HAMR será possível saltar em 4 terabytes ou, até mesmo, 10 terabytes de uma só vez.

Para criar um HD de 40 TB com nove platters, a Seagate precisa aumentar a densidade da área do disco para 2600 GB/in2. A empresa já conseguiu obter tal densidade área, embora ainda não esteja claro se a companhia já possui protótipos de HDs rodando nesses platters.

A Seagate já possui a tecnologia que estará nos seus próximos produtos no decorrer dos próximos anos, mas demorará de três a cinco anos até que os HDs com densidade de 2600GB/in2 estejam totalmente pronto, pois a Seagate precisa de tempo para trabalhar na tecnologia e desenvolver os recursos apropriados para tal disco rígido.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X