Exército brasileiro recomenda que militares parem de utilizar WhatsApp

Por: Felipe Alencar

Segundo informações do colunista da revista Época, Guilherme Amado, nos próximos dias o comando do Exército brasileiro recomendará que todos os militares deixem de usar o aplicativo de mensagens WhatsApp. O motivo é justamente a segurança e a privacidade dos dados.

De acordo com o órgão militar brasileiro, o WhatsApp possui uma série de vulnerabilidades preocupantes que coloca em xeque a segurança das informações. Além disso, a mudança nas regras de privacidade e compartilhamento do mensageiro foram cruciais para esta tomada de decisão.

Leia também
WhatsApp Desktop: Como fazer chamadas de vídeo
Como apagar a conta do WhatsApp? Veja aqui!

No lugar do WhatsApp o Exército optará pelo Signal, que é um mensageiro totalmente focado na privacidade. Este aplicativo ficou bem conhecido depois que Edward Snowden afirmou publicamente que este era o único aplicativo de mensagens que usava.

O porquê do Signal

Snowden é um ex-analista de sistemas da NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos). Em 2013 ele divulgou vários documentos sigilosos do governo. Isso expôs que o governo norte-americano “espiona” os cidadãos de várias maneiras e, por isso, foi acusado de traição e atualmente está exilado.

Apesar de contar com criptografia de ponta a ponta, o WhatsApp não passa segurança para seus usuários. Informações como nome, telefone, operadora, endereço IP, localização, fotos, status e até mesmo conversas trocadas já foram vazadas. Sem falar que o Facebook, que é o atual dono do WhatsApp, pode acessar tais informações a qualquer momento.

Signal é muito mais seguro e confiável do que o WhatsApp

Já o Signal, por sua vez, possui uma das criptografias mais complexas da atualidade. Em outras palavras, é bem difícil invadir e ter acesso aos dados das conversas. Além disso, o Signal praticamente não armazena em seus servidores nenhuma informação dos usuários, apenas o nome e a foto. Nem mesmo a última vez que o usuário entrou no aplicativo é salvo.

Por fim, mas não menos importante, o Signal não veicula anúncios. E por isso não tem a necessidade de obter dados sensíveis e mais profundos do usuário afim de veicular propagandas mais certeiras. Resumindo: se você quer segurança e privacidade máxima, deve migrar para o Signal.

Leia também
Conheça o Signal, alternativa mais segura ao WhatsApp

Mas é óbvio que o Exército não proibirá o uso do WhatsApp entre os militares para conversas pessoais. A ideia é usar o Signal para conversas entre oficiais de maior patente. Principalmente quando o assunto envolve informações importantes e sensíveis do país e das Forças Armadas, por exemplo.

E você? O que acha dessa ideia do Exército?

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: