Este é um PS5 com refrigeração líquida

Por: FelipeA
Este é um PS5 com refrigeração líquida

Um casemodder especializado em criar mods para PCs resolveu se aventurar em um novo universo, ou melhor, em uma nova plataforma. O novo console da Sony, o PlayStation 5, foi o alvo do profissional. Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, o PS5 já passou pela mão de alguns artistas. Já até falamos aqui sobre um PS5 de 3 metros de altura e que ganhou pinturas bem artísticas.

Pois bem, nesse caso em específico, o PlayStation 5 foi desmontado para receber um recurso que não foi projetado pela Sony: refrigeração líquida. O casemodder projetou um water cooler especialmente para o videogame.

O que é refrigeração líquida?

Se você não sabe, a refrigeração líquida é uma técnica usada para diminuir a temperatura de componentes eletrônicos de maneira substancial sem aumentar o nível de ruído. Nos computadores de mesa temos alguns blocos de cobre sobre os componentes, como processador e memória RAM. Esses blocos são interligados por mangueiras, que transportam o líquido refrigerante, que passa em temperaturas muito baixas.

Esse líquido refrigerante rouba o calor dos componentes eletrônicos. O líquido percorre todo o trajeto com a ajuda de um motor, que bombeia o líquido através das mangueiras. No final do percurso o líquido refrigerante chega em um radiador, que volta a resfriar o líquido que começará todo o trajeto novamente.

Geralmente, esse sistema de refrigeração líquida é muito utilizado em PCs gamer de alto desempenho e caríssimos. Eles são bem eficientes em diminuir a temperatura do processador, da placa de vídeo e da memória RAM. Além disso, há o bônus do ruído diminuir bastante. Afinal de contas, há poucas ventoinhas girando em altas velocidades e fazendo barulho. O meu computador mesmo parece uma turbina de avião.

E o PS5 com refrigeração líquida?

O profissional responsável por essa proeza disse que esta é apenas a primeira versão do PS5 com refrigeração líquida. Veja só o que ele comentou:

Esta é apenas a primeira versão do PS5 refrigerado a água, haverá muito mais versões. Continuamos [a]nos preparar para [uma]versão comercial e também prontos para integrar o PS5 refrigerado a água em um de nossos próximos PCs, não perca

Se você já viu o PS5 de perto ou mesmo em vídeo já viu que ele é bem grande. O tamanho avantajado do console se deve ao sistema de resfriamento escolhido pela Sony. Há um grande cooler de 120 mm, além de heatpipes de cobre enormes que ajudam a dissipar o calor.

Mas, com a refrigeração líquida o PS5 ficou bem menor. Ou seja, o casemodder conseguiu otimizar o espaço útil do videogame e ainda melhorar o resfriamento, deixando os componentes eletrônicos em temperaturas ainda mais baixas. Para você ter uma ideia, nessa customização o PS5 perdeu o grande cooler de 120 mm.

Infelizmente, os estoques de PS5 em todo o mundo ainda estão esgotados ou muito baixos. Há uma fila de espera enorme para comprar o videogame. E os modelos vendidos no mercado cinza estão com preços exorbitantes. Aqui no Brasil tem gente cobrando entre R$ 7 mil e R$ 9 mil por um PlayStation 5. O jeito é esperar alguns meses para a Sony normalizar a produção para poder comprar um sem refrigeração líquida mesmo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário