Designer imagina como seria uma versão 2021 do Windows XP

Designer imagina como seria uma versão 2021 do Windows XP

Poucos softwares fizeram tanta história quanto o Windows XP. Este que é um dos maiores acertos na história da Microsoft completará 20 anos em outubro. Passado duas décadas, muitas coisas mudaram esteticamente e até estruturalmente no Windows. Já imaginou como seria o Windows XP com elementos funcionais que estão presentes no atual Windows 10? Bom, um desginer fez esse exercício de imaginação, e criou um vídeo para ilustrar este que seria o conceito de uma versão 2021 do Windows XP.

O Windows XP chegou ao mercado como substituto ao esquecível Windows ME. Uma das principais mudanças era justamente na questão estética, com a aplicação do estilo de design intitulado Luna. Enquanto o ME ainda tinha uma cara de passado, com uma estética que remetia a versões como o Windows 98, o XP apostou em uma mudança radical na aparência. Design que se tornou icônico. Sua clássica paleta de cores em tons de azul e verde, e o emblemático papel de parede daquele gramado verde belíssimo. Foto registrada pelo fotógrafo Charles O’Rear, sem dúvidas, o papel de parede mais icônico da história.

Esses elementos de design foram mantidos nessa versão conceito 2021 do Windows XP imaginada por AbdelRahman Sobhy. A ideia do designer foi manter elementos inesquecíveis do Windows XP e adicionar novidades práticas que a Microsoft utiliza atualmente no Windows.

O designer imaginou inúmeras adições para o Windows XP. Como o campo de busca integrado ao menu iniciar, o suporte a assistente virtual Cortana, um redesenho para o explorador de arquivos (com direito a abas) e até a inclusão da central de ações ao final da barra de tarefas, incluíndo area com uma transparência ao estilo aero design do Windows. Essa área permite realizar ajustes rápidos como brilho da tela, som, e consultar as novas notificações.

A tela de login também ficou mais fluída, o modo noturno foi incluído e os ícones também foram redesenhados, adotando um estilo falt. Nostalgia e modernidade.

De acordo com dados da NetMarketShare, o Windows XP, descontinuado oficialmente em 2014, detém atualmente uma quota de mercado de 1,15%. Percentual que coloca o sistema à frente do Ubuntu, que vem logo em seguida com 1,04%.

Outro detalhe é que o Windows XP ainda detém mais usuários que duas versões subsequentes e que ficaram marcadas como produtos ruins da Microsoft: Windows 8 e Windows Vista. O Windows 8 detém uma quota de mercado de 0,54% e o Windows Vista 0,11%. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X