Samsung lança Galaxy S21 Ultra

Samsung lança Galaxy S21 Ultra

Nesta quinta-feira (14) a Samsung lançou o seu mais novo smartphone top de linha, o Galaxy S21 Ultra 5G. Ele foi apresentado durante o evento Galaxy Unpacked 2021, que foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Os principais destaques desse smartphone são a compatibilidade com a S Pen – caneta stylus da Samsung – e também as duas câmeras teleobjetivas capazes de fazer zoom óptico de até 10x.

E como já é de praxe por parte da Samsung, no Brasil o Galaxy S21 Ultra virá com o novíssimo processador Exynos 2100, apresentado essa semana na CES 2021. Já nos Estados Unidos ele será equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 888, ambos com desempenho equivalentes.

Tela com 120 Hz e diversas melhorias

A tela do Galaxy S21 Ultra tem 6,8 polegadas e é uma Dynamic AMOLED 2x. Ela tem uma resolução WQHD+ (3200 x 1440 pixels) e conta com HDR+. Ela possui ainda proteção Gorilla Glass Victus, que já se provou ser bem resistente.

O principal destaque da tela desse smartphone, porém, é a taxa de atualização de 120 Hz, mesmo na resolução máxima (3200 x 1440 pixels). Com isso, os usuários poderão usufruir de uma maior fluidez gráfica. É claro que essa taxa de atualização, junto com uma resolução elevada, vão consumir bastante bateria.

Mas, para contornar esse problema, a Samsung adotou uma taxa de atualização variável, que vai de 10 Hz a 120 Hz. Desse modo, quando o sistema identificar que a tela precisa de uma maior taxa de atualização, como na hora de executar jogos, a tela fica com uma taxa de atualização de 120 Hz. Em outros momentos, o celular diminui a taxa de atualização da tela, o que ajuda a economizar bateria.

O brilho e o nível de contraste também sofreram melhorias. Agora o Galaxy S21 Ultra alcança um brilho de 1.500 nits. É o maior brilho já adotado em um celular da Samsung. Já o contraste melhorou 50% se comparado com o Galaxy S20.

Compatibilidade com a S Pen

A caneta stylus S Pen, até então compatível apenas com a linha Galaxy Note, agora também pode ser usada no Galaxy S20 Ultra. Porém, diferentemente do que ocorre com a linha Galaxy Note, no Galaxy S20 Ultra a caneta S Pen precisa ser comprada à parte.

E, na minha opinião, essa foi uma decisão bem acertada pela Samsung. As 6,8 polegadas do Galaxy S21 Ultra são bem convidativas para serem usadas com a S Pen e seus recursos de produtividade. Entretanto, há algumas limitações.

Por exemplo, não existe nenhum compartimento dentro do Galaxy S20 Ultra para guardar a S Pen. Para isso você precisa comprar uma capinha, que também é vendida à parte. Também não é possível usar as funções remotas da S Pen, tais como tirar uma selfie. Tudo isso só existe no Galaxy Note.

Câmeras mais robustas e ainda melhores

Como não podia deixar de ser, as câmeras receberam melhorias consideráveis. Na traseira encontramos 4 lentes. o Sensor principal tem 108 megapixels de resolução. Para capturar mais um a Samsung incluiu uma tecnologia que combina nove pixels em um, possibilitando tirar fotos bem definidas mesmo em locais com baixa luminosidade.

A segunda lente é uma ultrawide de 12 MP e é ideal para tirar fotos de paisagens ou fazer aquelas fotos em que você precisa enquadrar muitas pessoas. Por fim, as outras duas lentes são teleobjetivas. Juntas elas entregam um zoom óptico que varia de 3x a 10x. Ambas têm sensores Dual Pixel. Assim você consegue tirar fotos muito boas mesmo em grandes distâncias.

As câmeras também têm capacidade de gravação em 8K. Inclusive, há um recurso bem interessante chamado de Vídeo Snap. Com ele você pode tirar imagens (frames) de alta qualidade dos vídeos gravados em 8K. A câmera frontal tem 40 megapixels de resolução e também grava em 4K. Na verdade, todas as câmeras conseguem filmar em 4K.

Desempenho e autonomia da bateria

Como já informamos acima, o Galaxy S21 Ultra que será vendido aqui no Brasil terá o processador Exynos 2100. Ele foi fabricado em um processo de litografia de 5 nanômetros e vem com diversas vantagens em relação à geração anterior.

Por exemplo, podemos citar aqui o desempenho gráfico 40% superior e o consumo de energia 20% menor. O processador é composto por 8 núcleos de processamento, sendo o principal o ARM Cortex-X1, que tem um clock base de 2,9 GHz. A GPU, por sua vez, fica por conta da Mali G-78, que traz nada mais nada menos do que 14 núcleos de processamento.

Outra vantagem do Exynos 2100 é a presença de um processador neural (NPU) capaz de realizar mais de 26 trilhões de operações por segundo (TOPS). ele será usado especificamente para atividades de inteligência artificial. Por fim, o processador ainda vem com um modem 5 G integrado.

Já a bateria tem uma capacidade de 5.000 mAh. Pode parecer muito, mas como você já deve ter percebido pela tela e por outras características, ela deverá acabar relativamente rápido. Menos mal que a Samsung promete que com apenas 30 minutos de carga você terá 50% de bateria. Ou seja, é um carregamento super rápido.

E, por falar em carregamento, não custa lembrar que a Samsung também não vai enviar o carregador, seguindo os passos da Apple. E assim como a sua rival, a justificativa é a preservação do meio ambiente.

Disponibilidade e preço

O Galaxy S21 Ultra já pode ser encomendado nos Estados Unidos. Seu preço sugerido é de US$ 1.199,99, ou seja, quase R$ 6.300 em conversão direta. Porém, não sabemos ainda quando o smartphone será lançado no Brasil e nem o preço que será praticado no mercado brasileiro.

Especificações técnicas

Confira abaixo as especificações técnicas detalhadas do Galaxy S21 Ultra:

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas WQHD+ (3200 x 1440 pixels), HDR10+, 20:9, 120 Hz, Gorilla Glass Victus, brilho máximo de 1.500 nits, compatível com S Pen
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 888 / Exynos 2100
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB
  • Câmera traseira:
  • Principal: 108 MP, f/1,8, 79º, 24 mm, OIS
  • Ultrawide: 12 MP, f/2,2, 13 mm, 120º, AF
  • Teleobjetiva 1: 10 MP, f/2,4, 35º, 72 mm, OIS
  • Teleobjetiva 2: 10 MP, f/4,9, 10º, 240 mm, OIS
  • Câmera frontal: 40 megapixels, f/2,2, 80º, 25 mm, AF
  • Bateria: 5.000 mAh, recarga rápida, recarga sem fio e carregamento reverso (Wireless PowerShare)
  • Sistema operacional: Android 11, One UI 3.1
  • Conectividade: porta USB-C, 4G, 5G, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6E, GPS e NFC
  • Mais recursos: leitor de impressões digitais sob a tela, certificação IP68 e ultra wideband (UWB)
  • Dimensões: 75,6 × 165,1× 8,9 mm
  • Cores: prata e preto

E aí, o que você achou do Galaxy S21 Ultra? Acha que vale a pena comprá-lo?

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X