Supercomputador da Petrobras terá 100 TB de RAM

Supercomputador da Petrobras terá 100 TB de RAM

Quanto de memória RAM você tem no seu PC ou notebook? Se for um computador gamer, pode ser que você tenha 16 GB. Quem sabe até 32 GB de memória RAM. Mas dificilmente passa disso. E tenho certeza de que sua máquina já é beeeem rápida e roda absolutamente tudo com rapidez e alta performance.

Pois bem, agora imagine você ter uma máquina com 100 TB de memória RAM? Sim, você leu certo. 100 TERABYTES! É justamente essa a quantidade que o supercomputador Dragão, da Petrobras, terá depois de construído. A estatal fez o anúncio de seu novo supercomputador nesta segunda-feira (21).

A Petrobras já conta com 2 supercomputadores, são o Atlas e o Fenix, atualmente os mais rápidos da América Latina. Mas, segundo informações da própria estatal, o Dragão terá uma capacidade de processamento maior que o Atlas e o Fenix juntos! A sua capacidade de processamento é equivalente a de 4 milhões de smartphones ou 100 mil notebooks de última geração.

Petrobras montará o mais rápido supercomputador da América Latina

Mas para quê tanta capacidade de processamento? A estatal usará o supercomputador Dragão para processar dados geofísicos. E também em seus programas estratégicos, como o EXP100 e o PROD1000. O EXP100 tem por objetivo alcançar 100% de sucesso nos projetos exploratórios. Já o PROD1000 visa iniciar a produção mil dias após a descoberta.

Os geofísicos e analistas de sistemas da Petrobras irão desenvolver algoritmos que serão lidos pelo supercomputador. Com estes algoritmos a máquina será capaz de produzir imagens da subsuperfície com maior resolução. Com imagens melhores, ficará mais fácil explorar petróleo e gás natural, bem como otimizar o processo de produção e reduzir os tempos de processamento de maneira bem acentuada.

O supercomputador Dragão deverá estar em pleno funcionamento no segundo semestre de 2021. Só a montagem dele vai demorar 3 meses! Uma curiosidade interessante é que se enfileirarmos todas as peças o computador mediria 34 metros. Foram necessários 10 caminhões para transportar todos os componentes.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X