Sony vende fábrica em Manaus e encerra atividades no Brasil

Sony vende fábrica em Manaus e encerra atividades no Brasil

A Sony vendeu sua fábrica na Zona Franca de Manaus para empresa brasileira Mondial, encerrando suas atividades no Brasil.

As informações são do jornal Folha de São Paulo, que revelou que a aquisição da fábrica da Sony inclui “tanto o espaço quanto os equipamentos da marca japonesa.”

Em setembro deste ano, a Sony anunciou o fechamento da fábrica em Manaus, que existia desde 1972. Portanto, a empresa não irá mais fabricar TVs, câmeras, equipamentos de som e outros produtos no Brasil.

Além disso, a empresa irá demitir todos os 200 funcionários da fábrica até o fim deste ano.

Segundo a Folha, “as demais operações, que envolvem games, soluções profissionais, música e cinema, serão mantidas.”

Sony saí de Manaus por motivos econômicos

A Sony afirmou, em setembro, que a decisão de fechar a fábrica se deu pelo atual ambiente de mercado e pelas próximas tendências de negócios.

Nos últimos anos, a Sony apresentou dificuldades para competir com o crescimento agressivo de outras marcas no mercado de eletrônicos, especialmente as coreanas Samsung e LG.

Além disso, cresceu o número de empresas multinacionais encerrando, ou diminuindo, operações em países latino-americanos, sobretudo no Cone Sul.

Assim como a Sony, a dificuldade para se manter em um ambiente competitivo, aliado aos impostos e condições regulamentares em certos mercados, bem como a macroeconomia adversa, foram os motivos para que muitas empresas deixassem o continente neste ano.

A crise econômica causada pela pandemia foi o estopim para empresas como a Sony decidirem encerrar as atividades por aqui.

No entanto, o setor de eletrônicos no Brasil, em geral, apresentou sinais de recuperação gradual após suspender as atividades de algumas fábricas devido à pandemia.

Entre março e abril, a Samsung suspendeu atividades suas fábricas de TVs, celulares, monitores e ares condicionados em Manaus e Campinas.

Agora, as operações já voltaram a normal e a empresa afirmou que irá fabricar o Galaxy Watch 3 no Brasil.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X