WhatsApp terá recurso ecommerce no aplicativo

WhatsApp terá recurso ecommerce no aplicativo

Durante a pandemia, vimos o crescimento do comércio digital (ecommerce) nas plataformas mais conhecidas, como Instagram e Facebook. Agora, há mais uma força na corrida dos ecommerce: o WhatsApp.

A plataforma de mensagens instantâneas adicionará uma ferramenta exclusiva para compras, em que os usuários poderão se conectar com lojas e marcas. Isso permitirá que as pessoas possam fazer compras diretamente pelo chat. O WhatsApp explicou essa atualização em um post no blog oficial da empresa.

Portanto, em breve, será possível comprar diretamente pela página da conversa e pela plataforma de pagamentos do WhatsApp, lançada recentemente. A empresa de Mark Zuckerberg espera alavancar o WhatsApp Payments após a introdução dessa ferramenta de compras.

A interface ecommerce do WhatsApp
A interface ecommerce do Whatsapp. Créditos: WhatsApp

Segundo o post oficial, o WhatsApp irá expandir a forma como as pessoas pesquisam produtos e realizam transações. Além disso, a empresa disse que haverá as funcionalidades de carrinho e check-out, conhecidas em sites de ecommerce, dentro da plataforma.

“Nós queremos, portanto, facilitar a integração desses novos recursos em soluções comerciais existentes de empresas que utilizam a plataforma para seus negócios.”

Nova era do ecommerce

Essa nova função do WhatsApp faz parte da postura mais centrada em transações entre empresa e consumidor através de plataformas de ecommerce (B2C). A intenção do Facebook é se tornar menos dependente de anúncios, que diminuíram bastante durante a pandemia, e se inserir cada vez mais no ecommerce.

A empresa irá criar outras ferramentas que auxiliem as empresas que usam WhatsApp a dar suporte aos clientes, além de oferecer serviços de hospedagem nos servidores do Facebook.

No entanto, como já era esperado, o WhatsApp irá cobrar por esses serviços. As funções atuais, como mensagens e ligações de voz e de vídeo continuarão gratuitas.

De maneira similar ao YouTube – que percebeu o potencial de ecommerce da plataforma recentemente  -, o WhatsApp pode entrar com tudo nessa corrida, superando o Instagram.

Pelo fato de ser o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, bem como em outros grandes centros de consumo, o WhastApp irá atingir um mercado que ainda se encontra adormecido.

Não estamos falando sobre a faixa etária que mais acessa a internet, que, certamente, já conhece as plataformas de compra. O público o WhatsApp irá atingir, no entanto, são as pessoas acima dos 50 anos, que não utilizam o Instagram, a turma do ‘tiozão do zap’.

 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X