Vaza imagem do gigantesco chip Intel Alder Lake-S (12ª geração Core)

Vaza imagem do gigantesco chip Intel Alder Lake-S (12ª geração Core)

Em 2021, o roadmap da Intel passa pelo lançamento de duas linhas de processadores para desktop. A 11ª geração Rocket Lake-S, já confirmado pela gigante de Santa Clara para o início de 2021, e a 12º geração da familia Core, Alder Lake-S.

Enquanto na 11ª geração o socket será o mesmo aplicado na 10º, o LGA1200, no Alder Lake-S teremos um novo socket, o LGA 1700. Uma imagem vazada pelo site VideoCardz mostra como essa família de chips seria gigantesca. A imagem comparada o Alder Lake-S com Comet Lake-S.

De acordo com documentos internos da Intel que haviam sido vazados há algum tempo atrás, este novo socket receberá 500 novos pinos. A plataforma Alder Lake-S também teria suporte para memórias DDR5. Recentemente a SK Hynix mostrou o primeiro módulo DDR5 seguindo as especificações finalizadas estabelecidas pela JEDEC. É esperado que entre 2021 e 2022 as memórias DDR5 já estejam disponíveis para o consumidor final. O lançamento dos processadores Alder Lake-S deve acontecer no segundo semestre de 2021.

O processo de produção seria o SuperFin de 10nm, o mesmo que a Intel já utiliza nos processadores Tiger Lake. Além do suporte a DDR5, esses chips também devem oferecer compatibilidade com PCI-Express 5.0.

Alder Lake-S

Alder Lake-S é o nome do que seria a 12ª geração de processadores Intel da família Core. Eses processadores devem chegar ao mercado em 2021 com um novo socket (LGA1700) e processadores com compatibilidade com memórias DDR5 e PCI-Express 5.0. Vazamentos indicam que o chip de engenheria dessa série mede 37×45 mm. Com um novo socket vem também novas opções de placas-mãe. Provavelmente modelos baseados no chipset da série 600.

De acordo com informações não oficiais esses processadores devem adotar um design híbrido. Combinando núcleos Golden Cove (alta performance) e núcleos Gracemont (baixo consumo). Num arranjo de até 8+8 núcleos.

Recentemente vazou o que seria resultados de benchmark de um processador Intel Alder Lake-S. Esse chip é um modelo de 16 núcleos, 32 threads, 12.5MB de cache L2 e 30MB de cache L3. O chip gráfico embarcado no processador tem 256 unidades shader e roda com clock de 1.15 GHz..

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X