Rumor: NVIDIA cancelou o lançamento da RTX 3080 de 20 GB e RTX 3070 de 16 GB

Rumor: NVIDIA cancelou o lançamento da RTX 3080 de 20 GB e RTX 3070 de 16 GB

Em termos de performance x custo a geração de placas RTX 30, baseadas na arquitetura Ampere, da NVIDIA foi elogiada, mas o entorno em relação ao lançamento foi um verdadeiro caos. Além de enfrentar problemas em atender a alta demanda por essas novas placas, e a decisão que soou negativa em escolher o processo de produção de 8nm da Samsung, ao que parece, algumas versões das RTX 30 foram canceladas antes mesmo de dar o ar da graça no mercado.

Segundo o site VideoCardz, a NVIDIA resolveu não lançar a versão da RTX 3080 com 20 GB de VRAM (a RTX 3080 regular tem 10 GB de memória) e nem a RTX 3070 de 16 GB (a versão regular da RTX 3070 tem 8 GB de memória). Os AIB partners, isto é, os fabricantes parceiros da NVIDA, como Gigabyte, MSI e ASUS, já teriam sido comunicados da decisão.

Assim como acontece a todo o momento, os mais variados produtos chegam ao conhecimento da mídia antes mesmo de uma confirmação oficial da empresa responsável pelo lançamento. Este é o caso dessas versões da RTX 3080 de 20 GB e a RTX 3070 de 16 GB. São duas placas que estavam na mira dos rumores em relação ao lançamento, mas, é claro, sem uma confirmação por parte da NVIDIA, que marca algum determinado evento ou solta comunicados oficiais para oficializar novos lançamentos de acordo com o cronograma da empresa.

É interessante observar que as fontes ouvidas pelo VideoCardz falam num cancelamento, não em um adiamento. Não é que a NVIDIA estaria programando este lançamento para um outro momento (inicialmente a expectativa era que essas placas fossem lançadas ainda em 2020), a empresa teria cancelado a chegada dessas placas ao mercado.

Problemas com os chips GDDR6X são apontados como um dos problemas em relação ao cancelamento da versão de 20 GB da RTX 3080. Em relação a RTX 3070 de 16 GB não foi apontado um motivo específico para esse cancelamento. Comenta-se que a versão Ti da RTX 3070 também não será lançada pela NVIDIA.

O site TechPowerUp aponta que a NVIDIA pode ter cancelado essas variantes da RTX 3080 e RTX 3070 em virtude do conhecimento da companhia em relação as novas opções de placas de vídeo que a AMD irá lançar, a série RX 6000. As novas placas da AMD serão apresentadas no dia 28 de outubro. A gigante de Sunnyvale, observando os problemas em termos de atender a demanda que a NVIDIA está enfrentando com a série RTX 30 já estaria orientando de forma meticulosa seus parceiros para que o mesmo não aconteça com a série RX 6000. Entre as orientações está a limitação da compra de uma placa por usuário cadastrado em lojas virtuais.

Voltando ao caso da NVIDIA, pelo menos uma das placas que pipocam nos rumores deve chegar realmente ao mercado. A RTX 3060 Ti. A placa deve ser baseadas na GPU GA104-200 (8nm/ Samsung), ter 4864 CUDA Cores e 8 GB de memoria GDDR6. O lançamento estaria marcado para meados do próximo mês.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X